Lição 10 para EBD. Tema: Sofrer pelo evangelho.

Lição 10 – Sofrer pelo Evangelho

2Timóteo 2.1-26, 2 Timóteo 2.3

“Participe dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus.”

Paulo estava preso pela segunda vez, em Roma, sem esperança de que seria liberto (2Tm 4.6-8). Numa cela fria, algemado e aguardando o martírio, ele esperava se alegrar encontrando Timóteo, teu filtro nafé (2Tm 1.4). O apóstolo exortava o jovem pastor a permanecer firme em seus deveres e apegado à sã doutrina, participando dos seus sofrimentos por causa do evangelho.

Num clima de extrema perseguição aos cristãos por parte do imperador Nero, do surgimento de várias heresias que dominavam a Ásia naquele tempo e da iminência do seu martírio, o apóstolo Paulo estava preocupado que o seu “verdadeiro filho nafé” guardasse “o bom tesouro” do evangelho de Cristo (2Tm 1.14) e assumisse a responsabilidade da mensagem da salvação mesmo que isso implicasse sofrimento para ele (2Tm 1.8,12).

No texto a respeito do sofrimento pelo evangelho, é possível perceber que Timóteo havia recebido:

I. Um chamado a participar (2Tm 2.1-6)

“… participe comigo dos sofrimentos…”. O servo de Deus precisa compreender que todo ganho vem acompanhado de sofrimento.

Um soldado (v.3-4). Deveria demonstrar total lealdade Àquele que o alistou. Muito mais do que viver destituído de comodidades, ele deveria estar disposto a sofrer perseguição por viver em completa consagração à missão do seu Comandante.

Um atleta (v.5). Paulo se refere a um atleta que luta segundo as regras. Todo atleta estabelece metas e mantém uma forte disciplina em relação aos seus treinos para poder levar o prêmio. No ministério, é o Senhor Quem estabelece as regras e recompensa Seus ministros (2Co 5.10).

Um lavrador (v.6). A recompensa do lavrador está no fruto do seu trabalho árduo. Não haverá colheita se não tiver trabalho. Somente os que saem andando e chorando enquanto semeiam é que voltarão com júbilo trazendo os seus feixes.

Timóteo deveria ponderar no que o apóstolo estava dizendo, porque, se ele assim fizesse, o Senhor lhe daria compreensão em todas as coisas. A meditação humana e a iluminação divina andam juntas, uma não anula a outra!

II. Modelos para imitar

Paulo passa a exemplificar o que havia acabado de falar, ressaltando o exemplo de Cristo e o seu próprio de que todo ganho vem depois de sacrifício. O soldado será condecorado, o atleta levará o prêmio, e o agricultor comerá dos primeiros frutos, se forem completamente dedicados.

Cristo. Olhando para Jesus, vemos que “… em troca da alegria que Lhe estava proposta, suportou a cruz,… e está sentado à direita do trono de Deus” (Hb 12.2). Primeiro a cruz, depois a alegria. A humilhação vem antes da glorificação. Jesus Cristo morreu, mas ressuscitou. Foi humilhado, mas Deus já O fez assentar “ai^iina de todo principado, epotestade, epoder, e domínio, e de todo nome que se possa mencionar…” (Ef 1.21).

Paulo. O apóstolo estava “sofrendo algemas”, mas suportava isso porque sabia que o seu ministério levava salvação aos eleitos de Deus. As convicções que ele possuía de que viveria e reinaria com Cristo, e de que negar a Cristo significaria ser negado por Ele também o estimulavam a permanecer firme.

O Dr. Carlos Osvaldo disse que “a certeza da fidelidade de Cristo no seu trato com Seus servos traz encorajamento para perseverar na provação” (2Tm 2.11-13) Pinto, C.O.C., Foco e Desenvolvimento no Novo Testamento; Ed. Hagnos.

O texto afirma que:

  • se alguém morrer com Cristo, também viverá com Cristo (v. 11);
  • se alguém perseverar até ao fim, reinará com Cristo (v.12);
  • se alguém negar a Cristo, será negado por Ele (v.12);
  • se alguém for infiel a Cristo, isso não invalidará a Sua fidelidade devido ao Seu caráter (v.13).

Timóteo poderia, como disse Stott, quando tentado a evitar sacrifícios, humilhação, sofrimento ou morte em seu ministério, lembrar-se de Jesus Cristo, e reconsiderar tudo de novo!

III. Um chamado a realizar (2Tm 2.1-3,14-19)

Paulo prossegue dizendo sobre a importância de propagar a mensagem que fora transmitida de Jesus para ele e dele para Timóteo, a homens capazes de transmiti-la a outros, e assim por diante. O ministério da Palavra deveria ser a sua prioridade. Nada e ninguém deveria demover Timóteo dessa missão.

Em relação a este ministério podemos perceber:

Sua força: a graça que está em Cristo Jesus (v.1). A graça de Deus não apenas nos salva (Ef 2.8), mas também nos educa (Tt 2.11-12) e nos capacita (1 Co 15.10).

Seu conteúdo: o ensino apostólico (v.2a). O ministro de Deus não tem autoridade para criar a mensagem, mas deve transmitir aquela que recebeu dos apóstolos de Cristo. A igreja só é igreja se estiver alicerçada sobre o fundamento dos apóstolos (Ef. 2.20).

Seu alvo: homens moralmente sadios e intelectualmente capazes (v.2b). O sucesso do ministério de um líder está na sua capacidade de transmitir a mensagem a homens que possam transmitir a outros. Esta, sem dúvida, é a melhor maneira de proteger o “bom tesouro de Cristo”, por várias gerações, contra as falsas doutrinas e os falsos cristãos.

Sua consequência na identificação: sofrimento (v.3). O ministério de transmitir o ensino apostólico a homens sadios e intelectualmente capazes conta com a capacitação de Deus, mas também envolve sofrimento. Paulo estava preso por causa do evangelho, e Timóteo deveria seguir seu exemplo dando testemunho na presença de Deus e procurando Sua aprovação.

Mais uma vez, três metáforas são usadas, agora para se referir à responsabilidade que o obreiro de Deus deve ter com a sã doutrina:

a. Primeira metáfora – um bom obreiro (v.15-19) que tem como função principal a exposição da palavra de Deus. Se Timóteo se apresentasse a Deus manejando bem a Palavra, isto é, fizesse um corte reto na Palavra (uma referência à exatidão exigida de alguns ofícios como o de carpintaria e o de fabricação de tendas), não teria de que se envergonhar e se distinguiria de Himeneu e Fileto. Estes, com ensino “torto” falatórios inúteis e profanos”, estimulavam a impiedade e pervertiam a fé de alguns (v.17-18).

Stott destacou que a obra executada pelo obreiro cristão é o ensino, e que há dois tipos de obreiros: os aprovados que não têm de que se envergonhar, e os maus obreiros que deveríam se envergonhar profundamente. A diferença entre essas duas categorias de obreiros está no manejo da palavra da verdade.

Apesar de o falso ensino estar entrando na igreja e desviando a fé de alguns, Timóteo deveria firmar-se no duplo fundamento da verdade divina: “a verdade divina está segura nos eleitos de Deus e na separação do mal pelos verdadeiros crentes” (Carlos Osvaldo, obra já citada).

b.Segunda metáfora – os utensílios de honra e os de desonra (v.20-23). Os utensílios de ouro e de prata provavelmente eram usados em ocasiões especiais pelos donos dos palácios, diferentemente dos utensílios de madeira e barro que são do uso comum dos empregados. Paulo ainda estava se referindo aos mestres aprovados e aos reprovados, e lançou mão de outra metáfora, usando vasos nobres, para ministros autênticos como Timóteo, e vasos indignos, para os falsos como Himeneu e Fileto.

A purificação pessoal é fundamental para que o ministro de Deus se torne um “utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra”. Nada pode ser mais honroso do que ser usado pelo SenhorJesus quando Este solicitar. A purificação doutrinária (a si mesmo se purificar destes erros) e moral (v.22 – Foge) atrelada à busca pelas virtudes cristãs essenciais com aqueles que adoram ao Senhor sinceramente o tornarão nesse instrumento útil.

c. Terceira metáfora – o “servo do Senhor” (v.24-26) que não pode viver a contender, mas deve revelar características fundamentalmente cristãs e ministerialmente necessárias. Ele deve ser:

  • “brando para com todos” – manso;
  • “apto para instruir” – capaz de ensinar, tanto para instruir como para corrigir;
  • “paciente” – tolerante com os erros doutrinários e morais das pessoas;
  • apto para disciplinar “com mansidão os que se opõem” – a atitude diante da disciplina deve ser de humildade, brandura e consideração.

compartilhe esta mensagem:

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
Print
Email
CURSOS EAD
Faça um curso Ead 
Gratuito
com certificação

Cursos a distância gratuitos

Cursos Ead parceria 
Setebras

Curso Ead: Introdução ao Marketing digital

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Introdução ao Marketing digital

Mais informações aqui

Curso Ead: Gestão de Projetos

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Gestão de Projetos

Mais informações aqui

Curso Ead: Inovação e Criatividade

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Inovação e criatividade

Mais informações aqui
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
POSTAGENS ANTERIORES

Faça um curso teológico Gratuito

QUER FAZER UM CURSO DE TEOLOGIA GRATUITAMENTE?

Faça um curso de teologia com acesso gratuito a todo o conteúdo em nosso ambiente de educação a distância. 

 

CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES


 

Veja também o nosso vídeo divulgativo:

Assine este site.

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 7.183 outros assinantes