Estudo para encontro de homens, mulheres e jovens. Tema: Firmes no dia mau

Firmes no dia mau

Referência Bíblica: Eclesiastes 7.1-29

Exposição do texto: a sabedoria de Eclesiastes nos mostra que precisamos aceitar que cada época tem suas características e lutas, e em todas elas há crescimento. Por isso não é sábio ficar lamentando o tempo que já passou. Deus sempre permite uma situação ruim para o nosso amadurecimento e crescimento.

Discussão:

Como você tem se preparado para viver o dia mau? Você reconhece que isso faz parte da condição humana ou vive como se fosse imune a ele?
Se você já passou por um dia mau? Que sentimento brotou em seu coração? Raiva de Deus por permiti-lo ou confiança em Sua soberania?
Objetivo: compreender que o sofrimento faz parte da condição humana. A sabedoria está em depender totalmente de Deus.

Contexto: ninguém gosta de falar de momentos ruins ou de dor. Ninguém gosta de falar de perda e dos dias maus. Contudo a condição humana também é marcada por momentos ruins, e fugir deles é totalmente inútil. Nos dias tristes aprendemos mais sobre a realidade da vida e suas limitações, e somos levados a refletir sobre como a vida realmente é.

A grande questão é: como lidaremos com o dia mau? Qual será nossa postura em dias difíceis e problemáticos? O homem de fé tem mais condições de suportar com segurança os dias difíceis, pois sabe que Deus nunca perde o controle. O Senhor permite tanto o dia bom quanto o dia mau, tanto a prosperidade quanto a adversidade. O desafio é confiar sempre no Senhor. A sabedoria aliada ao temor ao Senhor nos faz firmes e inabaláveis no dia mau, pois seremos como o homem que construiu a sua casa sobre a rocha. Confiança e dependência de Deus são essenciais e fazem toda a diferença nos momentos de luta, pois só Ele tem o controle absoluto e uma compreensão plena de tudo.

Todos estamos sujeitos a viver dias difíceis. Por isso Salomão incentiva a humildade e a simplicidade, pois não temos controle algum sobre o que nos sobrevirá. Aqueles que se consideram justos e sábios demais precisam se quebrantar, pois dias tristes vêm sobre todos, está acima das nossas forças. O mesmo vale para aqueles que vivem a praticar o mau. Reconheçamos que apenas o temor a Deus nos capacita a resistir no dia de angústia, por isso devemos ser humildes e confiantes nEle para ter a vida de forma verdadeiramente sábia e inabalável.

Conclusão: quem dera a nossa vida aqui na terra fosse marcada apenas pela alegria. Mas não é assim. O sofrimento faz parte da condição humana, e cabe a nós aprender com a sabedoria de Eclesiastes a lidar com o dia mau e permanecer firmes. A realidade do sofrimento não anula a soberania de Deus sobre as nossas vidas, mas a postura que adotamos diante desse quadro pode fazer toda a diferença.

Aplicação: Separe todos os dias um momento devocional com Deus e deixe que Ele te ensine a Sua soberana vontade tanto para os dias bons quanto para os dias maus. Ele tem planos maravilhosos para a sua vida e cuida de você em cada detalhe!

compartilhe esta mensagem:

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
Print
Email
CURSOS EAD
Faça um curso Ead 
Gratuito
com certificação

Cursos a distância gratuitos

Cursos Ead parceria 
Setebras

Curso Ead: Introdução ao Marketing digital

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Introdução ao Marketing digital

Mais informações aqui

Curso Ead: Gestão de Projetos

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Gestão de Projetos

Mais informações aqui

Curso Ead: Inovação e Criatividade

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Inovação e criatividade

Mais informações aqui
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
POSTAGENS ANTERIORES

Faça um curso teológico Gratuito

QUER FAZER UM CURSO DE TEOLOGIA GRATUITAMENTE?

Faça um curso de teologia com acesso gratuito a todo o conteúdo em nosso ambiente de educação a distância. 

 

CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES


 

Veja também o nosso vídeo divulgativo:

Assine este site.

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 7.183 outros assinantes