Estudo para encontro de homens, mulheres e jovens. Tema: Despertando para o voluntariado na igreja local.

Despertando para o voluntariado na igreja local

Texto Base: “O Senhor despertou o espírito de Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e o espírito de Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, e o espírito do resto de todo o povo; eles vieram e se puseram ao trabalho na Casa do Senhor dos Exércitos, seu Deus” (Ageu 1.14).

Exposição do texto: Todas as boas intenções e propósitos do povo de Deus emanam do Senhor. Ele é quem dá energia aos homens para querer e fazer a Sua vontade. Espírito: o uso triplo do termo indica que a batalha estava ganha ou perdida no reino espiritual, não em qualquer condição externa favorável ou desfavorável. Eles vieram e se puseram ao trabalho. O povo começou a trabalhar reunindo o material necessário para a estrutura, e a construção foi acabada.

Objetivo: Aprender com esse profeta que somente Deus pode despertar as pessoas para o serviço voluntário em Sua Casa, a Igreja. É Deus quem desperta. É Deus quem move os corações. É Deus quem realinha as prioridades no coração e quem mobiliza o povo a fazer Sua obra.

Contexto: Há vinte e cinco séculos se escutou uma voz chamando homens e mulheres a corrigir suas prioridades. O profeta Ageu sabia o que era importante e o que deveria se fazer, e exortou o povo de Deus a responder. Após a destruição do Templo em Jerusalém, símbolo da presença de Deus em Israel, pelos exércitos de Babilônia, o rei Ciro decretou que todos os judeus podiam retornar a sua amada cidade e reconstruir o templo. Mas então os que voltaram do cativeiro esqueceram seus propósitos e prioridades à medida que a oposição e a apatia paralisavam a obra. Ageu os chama a trabalhar: “Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Aplicai o vosso coração aos vossos caminhos. Subi o monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me agradarei e Eu serei glorificado, diz o SENHOR”.

Quem foi despertado para o serviço?

  1. Deus desperta a liderança.Zorobabel era o governador. Não era uma liderança religiosa, mas era uma pessoa chave nesse processo de reconstrução. Deus abriu seus ouvidos aos desafios de Ageu e despertou seu espírito para estar à frente do povo, para liderar o povo na obra a ser feita. Um líder nunca é neutro. Liderança é influência. Ele influencia para o bem ou para o mal. Zorobabel tornou-se um líder encorajador! Cremos que Deus tem despertado profissionais em diversas áreas para ajudar na edificação de Sua Igreja. Somos um Corpo, e cada um com seu dom, talento, pode ajudar como voluntário na casa de Deus.
  2. Deus desperta o sumo sacerdote.Josué era o sumo sacerdote. Cabia a ele ensinar a lei ao povo e orar em favor do povo. Ele trazia instrução e fazia intercessão. A responsabilidade de edificar a casa de Deus não estava somente com o sacerdote (pastor, diácono, líder de GC etc), com aqueles que desempenham uma liderança religiosa. Eles fazem parte daqueles cujo espírito o próprio Deus está despertando para uma grande obra. Despertou o governador e, agora, o sumo sacerdote; todos como voluntários nessa grande obra.

Assim como Neemias, eu e você deveríamos dizer: “Enviei-lhes mensageiros a dizer: Eu estou fazendo uma grande obra, de modo que não posso descer: por que há de cessar a obra, enquanto eu a deixar para ir ter convosco?” (Neemias 6.3).

Pergunta: Qual tem sido o seu envolvimento na obra de Deus?

  1. Deus desperta o restante de todo o povo.Ninguém ficou de fora da obra. Grandes e pequenos, ricos e pobres, homens mulheres, jovens e velhos se lançaram na obra, e a construção do templo foi concluída. Na igreja há espaço para todos; ninguém deve ficar de fora. O voluntariado deve ser uma busca de todo o Corpo de Cristo; juntos podemos mais. “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês” (Mateus 6.33).

Conclusão: Deus fecha Sua mensagem para Zorobabel com esta afirmação tremenda: “Porque Eu te escolhi!” (Ageu 2.23). Tal proclamação é também para nós. Cada um de nós foi escolhido por Deus: “Assim como nos escolheu Nele antes da fundação do mundo para sermos santos e sem defeito perante Ele” (Efésios 1.4). Essa verdade deve nos fazer ver nosso valor aos olhos de Deus e nos deve motivar para que trabalhemos para Ele. Quando se sentir deprimido, recorde: “Deus me escolheu!” A mensagem de Ageu para o povo era para que reorganizasse suas prioridades e também para que deixasse de se preocupar, além de motivar para que construísse o templo. Como eles, frequentemente colocamos nossa comodidade pessoal em uma prioridade mais alta que a obra de Deus e a verdadeira adoração.

 

compartilhe esta mensagem:

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
Print
Email
CURSOS EAD
Faça um curso Ead 
Gratuito
com certificação

Cursos a distância gratuitos

Cursos Ead parceria 
Setebras

Curso Ead: Introdução ao Marketing digital

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Introdução ao Marketing digital

Mais informações aqui

Curso Ead: Gestão de Projetos

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Gestão de Projetos

Mais informações aqui

Curso Ead: Inovação e Criatividade

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Inovação e criatividade

Mais informações aqui
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
POSTAGENS ANTERIORES

Faça um curso teológico Gratuito

QUER FAZER UM CURSO DE TEOLOGIA GRATUITAMENTE?

Faça um curso de teologia com acesso gratuito a todo o conteúdo em nosso ambiente de educação a distância. 

 

CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES


 

Veja também o nosso vídeo divulgativo:

Assine este site.

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 7.183 outros assinantes