Estudo para encontro de homens, mulheres e jovens. Tema: Quais são suas motivações?

Quais são suas motivações

Referência Bíblica: Tiago 4.1-3

Exposição do texto: vivemos num mundo mau, não há dúvida disso. A Bíblia nos mostra nesse texto qual é a origem de tantos conflitos, guerras e violência. E não deixa dúvidas de que corrigir a fonte é a melhor forma de impedir a evolução do problema.

Discussão:

  • O que motiva você a trabalhar e conquistar bens nesta vida?
  • Na escola, no trabalho e em casa, você tem o desejo de ser melhor a cada dia?

Objetivo: entender que devemos buscar a verdadeira sabedoria, que vem de Deus, para consertarmos o rumo do nosso coração.

Contexto: quanto mais temos, mais queremos ter. O que o outro tem quero ter também. Lançaram um carro novo? Quero ter. Um celular novo? Preciso dele. Uma televisão nova e moderna? Não importa como, preciso dela. Há sempre uma competição, disputa, corrida sem fim.

O estado de guerra em que o mundo inteiro vive é fruto das paixões egoístas e dos desejos carnais dos homens. A cobiça torna o homem violento, pois nem sempre pode ser saciada. Um coração ganancioso produz apenas contendas e orações não respondidas, pois está cheio de motivações erradas e perigosas.

Mas como alcançar um coração isento das inclinações egoístas? Onde encontrá-lo? Tiago mostra, desde o início de sua carta (Tiago 1.5), que um coração sábio é presente de Deus. Ele não pode ser adquirido ou alcançado por esforços próprios. Quem quer realmente ter uma vida tranquila e completa deve aproximar-se de Deus e buscar Dele essas virtudes.

O coração sábio é conhecido pela pureza, paz, compreensão, misericórdia, imparcialidade e sinceridade, pelo amor, pelos bons frutos. O cristão de verdade não pode manifestar a sabedoria mundana. Não há interesses egoístas em seu coração, porque ele confia que Deus lhe supre todas as necessidades. Não há inveja amargurada, porque ele se preocupa com o Reino de Deus e Sua Justiça, sabendo que todas as demais coisas serão acrescentadas.

Conclusão: “Deus Se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes” (Tiago 4.6). Quem se aproxima de Deus deve se apresentar a Ele com humildade e sinceridade no coração, pois até mesmo orações feitas com motivação errada não são respondidas. Quem pede a Deus para esbanjar em vaidade e orgulho não será atendido (Tiago 4.3). O que Deus espera é que coloquemos os olhos naquilo que é eterno, para que desfrutemos uma vida de verdadeira sabedoria e paz.

Aplicação:

Pense em maneiras de usar os seus talentos para promover o bem do outro. Quem é sábio de verdade busca servir o próximo, amparado pelos valores eternos do Reino.

 

compartilhe esta mensagem:

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
Print
Email
CURSOS EAD
Faça um curso Ead 
Gratuito
com certificação

Cursos a distância gratuitos

Cursos Ead parceria 
Setebras

Curso Ead: Introdução ao Marketing digital

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Introdução ao Marketing digital

Mais informações aqui

Curso Ead: Gestão de Projetos

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Gestão de Projetos

Mais informações aqui

Curso Ead: Inovação e Criatividade

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Inovação e criatividade

Mais informações aqui
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
POSTAGENS ANTERIORES

Faça um curso teológico Gratuito

QUER FAZER UM CURSO DE TEOLOGIA GRATUITAMENTE?

Faça um curso de teologia com acesso gratuito a todo o conteúdo em nosso ambiente de educação a distância. 

 

CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES


 

Veja também o nosso vídeo divulgativo:

Assine este site.

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 7.183 outros assinantes