Estudo para encontro de homens, mulheres e jovens. Tema: Quais são suas motivações?

Quais são suas motivações

Referência Bíblica: Tiago 4.1-3

Exposição do texto: vivemos num mundo mau, não há dúvida disso. A Bíblia nos mostra nesse texto qual é a origem de tantos conflitos, guerras e violência. E não deixa dúvidas de que corrigir a fonte é a melhor forma de impedir a evolução do problema.

Discussão:

  • O que motiva você a trabalhar e conquistar bens nesta vida?
  • Na escola, no trabalho e em casa, você tem o desejo de ser melhor a cada dia?

Objetivo: entender que devemos buscar a verdadeira sabedoria, que vem de Deus, para consertarmos o rumo do nosso coração.

Contexto: quanto mais temos, mais queremos ter. O que o outro tem quero ter também. Lançaram um carro novo? Quero ter. Um celular novo? Preciso dele. Uma televisão nova e moderna? Não importa como, preciso dela. Há sempre uma competição, disputa, corrida sem fim.

O estado de guerra em que o mundo inteiro vive é fruto das paixões egoístas e dos desejos carnais dos homens. A cobiça torna o homem violento, pois nem sempre pode ser saciada. Um coração ganancioso produz apenas contendas e orações não respondidas, pois está cheio de motivações erradas e perigosas.

Mas como alcançar um coração isento das inclinações egoístas? Onde encontrá-lo? Tiago mostra, desde o início de sua carta (Tiago 1.5), que um coração sábio é presente de Deus. Ele não pode ser adquirido ou alcançado por esforços próprios. Quem quer realmente ter uma vida tranquila e completa deve aproximar-se de Deus e buscar Dele essas virtudes.

O coração sábio é conhecido pela pureza, paz, compreensão, misericórdia, imparcialidade e sinceridade, pelo amor, pelos bons frutos. O cristão de verdade não pode manifestar a sabedoria mundana. Não há interesses egoístas em seu coração, porque ele confia que Deus lhe supre todas as necessidades. Não há inveja amargurada, porque ele se preocupa com o Reino de Deus e Sua Justiça, sabendo que todas as demais coisas serão acrescentadas.

Conclusão: “Deus Se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes” (Tiago 4.6). Quem se aproxima de Deus deve se apresentar a Ele com humildade e sinceridade no coração, pois até mesmo orações feitas com motivação errada não são respondidas. Quem pede a Deus para esbanjar em vaidade e orgulho não será atendido (Tiago 4.3). O que Deus espera é que coloquemos os olhos naquilo que é eterno, para que desfrutemos uma vida de verdadeira sabedoria e paz.

Aplicação:

Pense em maneiras de usar os seus talentos para promover o bem do outro. Quem é sábio de verdade busca servir o próximo, amparado pelos valores eternos do Reino.

 

compartilhe esta mensagem:

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
Print
Email
POSTAGENS ANTERIORES

Faça um curso teológico Gratuito

QUER FAZER UM CURSO DE TEOLOGIA GRATUITAMENTE?

Faça um curso de teologia com acesso gratuito a todo o conteúdo em nosso ambiente de educação a distância. 

 

CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES


 

Veja também o nosso vídeo divulgativo:

Cursos a distância gratuitos

Assine este site.

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 7.168 outros assinantes