Sermão: O quarto do profeta Elizeu

Palavra ministrada no culto de Santa ceia da Igreja do Betel Brasileiro Geisel.

O QUARTO DO PROFETA ELISEU

 Sucedeu também um dia que, indo Eliseu a Sunén, havia ali uma mulher rica, a qual o reteve a comer pão; e sucedeu que todas as vezes que passava, ali se dirigia a comer pão. E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este que passa sempre por nós é um santo homem de Deus. Façamos-lhe, pois, um pequeno quarto junto ao muro e ali lhe ponhamos uma cama, e uma mesa, e uma cadeira, e um candeeiro; e há de ser que, vindo ele a nós, para ali se recolherá. E sucedeu um dia que veio ali, e retirou-se àquele quarto, e se deitou ali (II Reis, 4.8-11). 

Eliseu, o profeta da porção dobrada, foi um homem sujeito as mesmas paixões que nós, mas ele superou e venceu o pecado em sua época.

Um homem de caráter admirável que não se dobrou ao sistema do paganismo nem se vendeu como profeta para agradar os reis idolatras, mas confrontou o pecado deles.

Eliseu era um homem de profunda comunhão com Deus, no seu secreto, Eliseu tinha um lugar para ficar a sós com Deus, em seu quarto (quarto fala de intimidade) Eliseu falava com Deus e recebia Dele as suas palavras para transmitir ao povo.

Mas, eu quero falar nesta oportunidade sobre o quarto de Eliseu: a mulher sunamita percebeu que Eliseu era um homem de Deus; e disse a seu marido:

-Tenho observado que este que sempre passa por aqui é um santo homem de Deus.

-Façamos, pois para ele um quarto, junto ao muro e ali ponhamos uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro; sempre que ele vier a nós para ali se retirará.

Aprendemos aqui que Deus faz provisão. Ele levantou aquela  mulher Sunamita para providenciar um lugar onde o profeta pudesse descansar.

Há um significado e um ensinamento muito grande em se ter um quarto, o quarto traz grande ensinamento para nosso ministério e para nossa vida ministerial.

Se temos algo há entender  é que Deus é um Ser detalhista, e que usa de uma linguagem simbólica para revelar verdades espirituais.

Cada objeto que foi colocado pela sunamita no quarto de Eliseu traz uma lição para nós; senão vejamos.

 

AS QUATRO MOBÍLIAS DO QUARTO DE ELISEU.

O MURO.

Símbolo de Proteção.  Sl 59.16-17 – Para separar 1 Pe 1.14-16

O quarto de Eliseu foi construído junto ao muro; muro nos fala de proteção. As cidades antigas eram cercadas por uma grande fortaleza, ou seja,um grande muro.

Do mesmo modo o cristão está protegido, visto que a Bíblia nos declara: Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.Sl 46.1

O Muro também serve para separar, construímos muros pra separar nossa casa da casa do vizinho,o muro coloca limites entre o que é nosso e o que é dos outros.

A palavra Kadoshi significa santo em hebraico e quer dizer separação do mundo (desejos, pecados e costumes) para serviço de Deus.

Eu quero te perguntar nesta noite; o seu quarto está construído junto aos muros?

De nada adianta ter um quarto se ele não for protegido, de nada adianta ter um quarto se ele não for separado.

O nosso quarto é protegido pelo sangue de Jesus Cristo e deve ser separado do mundo pela nossa vida santificada para Deus.

 

CAMA.

Lugar de descanso, o servo do Senhor é homem de Deus e não Deus, por isso precisa de um tempo para descansar da correria do dia a dia, da agitação.

Estava ouvindo um testemunho de um pastor que tinha muitos problemas em sua Igreja. Ao questionar Deus em busca de uma resposta para seus problemas, Deus lhe disse: Descanse meu filho”. O pastor foi dormir  e ao acordar Deus havia lhe dados estratégias para vencer os problemas. Deus trabalha pelos seus enquanto estes dormem.

É também durante o sono que Deus se revela através de sonhos. Jacó enquanto dormia teve um sonho, e no sonho ele via uma escada cujo topo tocava nos céus, e os anjos de Deus subiam e desciam por ela (Gn.28.10-12).

Talvez os teus sonhos não sejam os sonhos de Deus, porém Deus tem um sonho para ti. Deixa Deus sonhar os teus sonhos.

 

MESA.

Lugar para se alimentar, ter comunhão. Na mesa Jesus orou, se alimentou e conversou com os seus discípulos.

O salmista Davi disse: Preparas uma mesa perante mim, na presença dos meus inimigos (Sl.23.5).

Os israelitas questionaram a Deus: E falaram contra Deus e disseram: Poderá Deus, porventura, preparar-nos uma mesa no deserto? (Sl.78.19). 

Deus responde com outra pergunta: Haveria alguma coisa difícil ao SENHOR? (Gn.18.14).

Quem se alimenta da palavra de Deus e tem comunhão com Ele, sempre terá fé para crer no impossível. Nunca devemos nos afastar da mesa de Deus. 

 

CADEIRA.

Cadeira significa lugar de honra, posição de destaque. Serve também para sentar, refletir, ler e meditar na palavra de Deus.

Isso significa que Deus nos dá cadeira, posição, lugar de honra, destaque, poder e autoridade. Se lembra de Davi que se assentou na cadeira de Saul? Lembra-se de Ester que se assentou na cadeira de Vasti?

E de José do EGITO que se assentou na cadeira de governador? Deus é um Deus soberano, que abençoa quem ele quer, ele abate o exaltado, o soberbo e eleva os humildes… Deus tem um lugar para nós!

Jamais podemos perder a nossa posição espiritual com Deus. Posição de liderança, graça, unção e ministério.

Quem perde padece, sofre. Mesa sem cadeira mostra que o conjunto está incompleto. Isso significa que a benção não está completa.

Cadeira fala de postura, de posição, de agir e de pensar. Quando cansamos a primeira coisa que fazemos é nos sentar a fim de recuperar o fôlego, e em seguida prosseguir.

 

CANDEEIRO.

Serve para iluminar, trazer a luz, a revelação, clarear a visão do profeta, não basta ter o conhecimento, se não tiver a revelação da palavra será apenas um discurso vazio. As cinco virgens néscias tinham  as lâmpadas(candeeiros), mas não o azeite (a luz, a revelação) elas não tinham.

O segredo dos crentes não está nos livros, nas faculdades que cursou, nos títulos alcançados, nos seus méritos ou status social; mas na sua intimidade com o SENHOR.  

Que a palavra de Deus seja luz para nossos caminhos, que o fogo do Espírito Santo venha nos iluminar.

Lembra-se das dez virgens, cinco reservaram azeite nas lâmpadas e outras não, estas sabias foram recompensadas, as outras ficaram confundidas.

Que nas noites frias o Senhor te aqueça com o fogo do candeeiro!

 

CONCLUSÃO

Que assim como Eliseu você também possa ter um quarto na sua vida; um lugar de intimidade com Deus.

Que o seu quarto seja construído próximo dos muros, para serem protegidos pelo sangue  de Jesus e separados em santidade para Deus.

Que no seu quarto tenha uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro.

Ou seja, descanso em Deus, comunhão com Deus, autoridade de Deus e luz de Deus em seus caminhos.

Que Deus nos abençoe.

 

compartilhe esta mensagem:

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
Print
Email
CURSOS EAD
Faça um curso Ead 
Gratuito
com certificação

Cursos a distância gratuitos

Cursos Ead parceria 
Setebras

Curso Ead: Introdução ao Marketing digital

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Introdução ao Marketing digital

Mais informações aqui

Curso Ead: Gestão de Projetos

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Gestão de Projetos

Mais informações aqui

Curso Ead: Inovação e Criatividade

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Inovação e criatividade

Mais informações aqui
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
POSTAGENS ANTERIORES

Faça um curso teológico Gratuito

QUER FAZER UM CURSO DE TEOLOGIA GRATUITAMENTE?

Faça um curso de teologia com acesso gratuito a todo o conteúdo em nosso ambiente de educação a distância. 

 

CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES


 

Veja também o nosso vídeo divulgativo:

Assine este site.

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 7.180 outros assinantes