Sermão: Lições espirituais a Beira do Tanque de Betesta

Lições à beira do tanque de Betesda

João 5:1-9

1 Depois disso, houve uma festa dos judeus, e Jesus foi até Jerusalém.
 2 Ali existe um tanque que tem cinco entradas e que fica perto do Portão das Ovelhas. Em hebraico esse tanque se chama “Betezata”. 3 Perto das entradas estavam deitados muitos doentes: cegos, aleijados e paralíticos. Esperavam o movimento da água, 4 porque de vez em quando um anjo do Senhor descia e agitava a água. O primeiro doente que entrava no tanque depois disso sarava de qualquer doença.
 5 Entre eles havia um homem que era doente fazia trinta e oito anos. 6 Jesus viu o homem deitado e, sabendo que fazia todo esse tempo que ele era doente, perguntou: —Você quer ficar curado?
 7 Ele respondeu: —Senhor, eu não tenho ninguém para me pôr no tanque quando a água se mexe. Cada vez que eu tento entrar, outro doente entra antes de mim.
 8 Então Jesus disse: —Levante-se, pegue a sua cama e ande! 9 No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou a cama e começou a andar. Isso aconteceu no sábado.

Introdução

O cenário deste texto é Jerusalém. Era o período das festas. Nas festas daquela cidade, os judeus iam aos milhares para lá, praticamente quadruplicando o número de pessoas. Jesus está em Jerusalém, mais especificamente num lugar chamado Betesda, cujo significado é casa de misericórdia. Ali havia um poço e as pessoas acreditavam que a água daquele poço tinha propriedades medicinais. Ao entrar no tanque, ela provocava um movimento nas águas, que deu origem a uma lenda no meio da comunidade. Este fenômeno, para o povo, se tratava de um anjo que tocava a água e agitava-a. O primeiro daqueles muitos enfermos poderia entrar na água e ser curado de qualquer tipo de doença. E a Bíblia diz que ali havia um homem paralítico que esperava o seu milagre há 38 anos. É neste cenário que Jesus toma a iniciativa de encontrar-se com ele e transformar a realidade de sua vida para sempre.

Naquela cidade, ao mesmo tempo havia festa e sofrimento; havia sorrisos e lágrimas; havia alegria e tristeza. Enquanto uns celebravam, outros estavam sofrendo. Neste exato momento, há muitas pessoas que estão celebrando, festejando, sorrindo; mas também há muitas pessoas que estão sofrendo, tristes, derramando lágrimas.

É com base neste cenário, de um homem que está a beira do Tanque de Betesda,  que desejo tirar algumas lições.  

1. Primeiro. Ele estava no Lugar certo

3 Perto das entradas estavam deitados muitos doentes: cegos, aleijados e paralíticos. Esperavam o movimento da água, 4 porque de vez em quando um anjo do Senhor descia e agitava a água. O primeiro doente que entrava no tanque depois disso sarava de qualquer doença.  5 Entre eles havia um homem que era doente…

A primeira coisa a ser dita é que temos de ter a consciência de que, para certas coisas acontecerem em nossa vida, precisamos estar no lugar certo. Quantos lugares haviam em Jerusalém, naquela época para um paralítico estar? Vários: sua casa, seu quarto, numa rua pedindo esmolas, coisa comum naqueles dias… Mas, ele estava junto ao tanque de Betesda, à espera de um milagre.

Entenda meu irmão, que o lugar certo é o lugar onde Jesus está. É neste lugar onde a graça manifesta por Ele se revela.

E Foi a graça que levou Jesus ao Tanque de Betesda, pois que outra pessoa gostaria de misturar-se a uma multidão de desesperados? Jesus não curou todos eles; escolheu apenas um dos homens que estava no lugar certo e o restaurou. O fato de Jesus ter procurado esse homem, de ter falado com ele e de o ter curado e de, mais tarde, tê-lo encontrado no templo mostra como sua graça e misericórdia são maravilhosas.

Não se acomode, peça a Deus direção para estar no lugar certo. Ir para o lugar onde Jesus vai estar requer atitude e determinação, elementos indispensáveis a quem quer receber um milagre. Então, corra para o lugar aonde você vai se encontrar com Jesus, e assim estará dando mais um passo em direção à vitória.

2. Segundo. Ele foi abençoado no Tempo Certo

5 Entre eles havia um homem que era doente fazia trinta e oito anos.

A segunda coisa que eu e você temos de entender é que não basta estar no lugar certo, mas esperar pelo tempo certo. Há quanto tempo aquele homem esperava pelo seu milagre? Há exatos 38 anos! Imagine o que é esperar tanto tempo para algo desejado acontecer?

Jesus conhecia a vida desse homem (ver Jo. 2:23, 24) e lhe perguntou se ele desejava ser curado. A resposta mais óbvia seria: “Sim, quero ser curado!” Mas, em vez disso, ele começou a apresentar desculpas! Havia passado tanto tempo nessa situação triste que sua vontade se encontrava tão paralisada quanto seu corpo. Talvez muitos estejam assim, tão acostumados com a derrota e o fracasso que estão se deixando levar pelo conformismo, e por um sentimento de fracasso.

Talvez você já tenha ido ao lugar certo em busca de seu milagre, uma vez, duas vezes, algumas vezes… e desistiu. Está na hora de voltar, de acreditar de novo e esperar pelo tempo de Deus agir em sua vida.

3. Ele foi alcançado pela Pessoa Certa

A terceira coisa que, às vezes, deixamos passar despercebida nesse relato é que, embora estando no lugar certo, e esperando o momento certo, não é qualquer pessoa que vai nos ajudar. Nós temos que entender que temos que falar com a pessoa certa para as coisas acontecerem.

Mas porque Jesus é a pessoa certa? Existem pelo menos 3 motivos pelos quais Jesus é a pessoa certa.

a. Primeiro. Ele o VÊ na sua DOR

“Quando o viu deitado…” (v.6a)

Jesus viu aquele homem paralítico no meio da multidão. Aquele homem era a maquete da desesperança. Ele já não tinha mais sonhos para embalar. Sua causa estava totalmente perdida. Não foi ele quem viu Jesus; foi Jesus quem o viu. Jesus viu o seu passado, a sua condição e o seu futuro. Jesus viu seus anos de dor, sofrimento, traumas e decepções. Viu suas tentativas frustradas para melhorar sua condição de vida. Nada escapa ao olhar de Jesus:

  • Jesus olhou para mulher samaritana e viu que ela estava vivendo em adultério.
  • Jesus olhou para Zaqueu na árvore e viu que havia sede de Deus em seu coração.
  • Jesus viu o amor às riquezas no coração do Jovem rico.
  • Viu a hipocrisia nas atitudes dos fariseus e religiosos do seu tempo.
  • Viu falsidade no beijo de Judas Iscariotes.
  • Viu arrependimento sincero no coração de um dos ladrões da cruz.

Jesus também está vendo a sua vida. Ele sabe qual é a sua doença. Ele o vê no meio da sua dor. Nada fica oculto diante dos seus olhos. Você nunca conseguirá fugir dos olhos atentos do Senhor. Assim como aquele paralítico, em um tempo de dor, muitas vezes somos abandonados pelas pessoas, esquecidos pela sociedade. Porém, Jesus deixa a festa para ter um encontro conosco no meio do nosso sofrimento, porque Ele nos vê no meio da nossa dor.

Jesus nos vê quando estamos prostrados, sozinhos, abandonados e sem ajuda. Ele nos vê quebrados, desanimados e sem esperança. Ele nos distingue no meio da multidão e se importa com a nossa dor. No meio da sua dor, quando você se sentir completamente esquecido, abandonado, rejeitado, lembre-se que Jesus o vê, Jesus o distingue no meio da multidão, porque Ele deseja encontrar-se com você e transformar a sua história de vida para sempre.

Jesus quer encontrar-se com você porque…

b. Ele CONHECE o seu tempo de SOFRIMENTO

“… e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo…” (v.6b)

Jesus não somente viu aquele paralítico, mas Jesus conhecia o tempo de sofrimento daquele homem. Ele sabia que aquele homem estava enfermo havia 38 anos. Ele conhecia perfeitamente a causa do seu sofrimento. Jesus também conhece a sua dor, a sua angústia, o seu vazio, a sua crise. Ele tem nas mãos o diagnóstico da sua vida. Jesus sabe há quanto tempo você está sofrendo. Ele conhece a dor de ser abandonado, a dor da desesperança. Ele conhece os sonhos frustrados, o pecado que assola a sua vida, o peso da culpa que esmaga a sua consciência.

Não importa há quanto tempo você está sofrendo, Jesus conhece tudo a seu respeito. Na Bíblia vemos que a mulher hemorrágica sofreu 18 anos. A mulher encurvada andou 18 anos corcunda. Esse homem estava doente havia 38 anos. No entanto, todos eles tiveram um encontro com Jesus e suas vidas foram completamente transformadas. Você não está distante nem dos olhos e nem do coração de Jesus. Ele conhece tudo a seu respeito e deseja realizar algo extraordinário, algo sobrenatural em sua vida hoje!

Jesus quer encontrar-se com você porque…

c. Ele OFERECE a SOLUÇÃO para o seu PROBLEMA

“… Jesus lhe perguntou: você quer ser curado?” (v.6c)

Parece que esta foi a pergunta mais estranha de Jesus, durante todo seu ministério. Como se faz uma pergunta dessa há alguém que está há 38 anos esperando a cura da sua enfermidade? É claro que todo doente quer ser curado. Mas, então, por que Jesus perguntou? Ele perguntou:

• Porque podemos nos acostumar com a doença a ponto de não querermos cura.

• Podemos também perder a esperança de sermos curados por causa do tempo do sofrimento.

• Podemos, como aquele paralítico, ser tomados por um profundo senso de abandono, dizendo que ninguém se importa conosco.

Por isso, a pergunta de Jesus é a mesma nesta noite – você quer ser curado? Você quer resolver o seu problema? E toda pergunta precisa de uma resposta. A resposta do paralítico foi positiva. E o resultado foi imediato:

“Então Jesus lhe disse: levante-se! pegue a sua maca e ande. E imediatamente o homem ficou curado, pegou a maca e começou a andar.” (João 5.8-9)

Qual é a sua doença? Há quanto tempo você está sofrendo? Quais são as suas mágoas, tristezas e decepções? Quais foram as portas que se fecharam para você, agravando ainda mais a sua dor? Quais foram as pessoas que o abandonaram na hora do seu sofrimento? A despeito de tudo isso a pergunta é: Você quer ser curado? Você quer resolver o seu problema? Jesus oferece a solução para seu problema. Ele é a própria solução para o seu problema.

Jesus é o caminho para os pés perdidos. Ele é a verdade para a mente inquieta. Ele é a vida para os que estão mortos. Ele é a luz para sua escuridão. Ele é o pão para sua fome e água para sua sede. Ele é a paz para o seu tormento. Ele é a solução para o seu sofrimento!

Conclusão

Em parte, a concretização das bênçãos de Deus dependerá de nosso comportamento: precisamos ESTAR no lugar certo, ESPERAR pelo momento certo e ENCONTRAR a Pessoa certa, capaz de resolver nosso problema. Mas, ainda há outras coisas a serem aprendidas.

A forma como as pessoas nos vêem e a forma como Deus nos vê é diferente, sabia?

Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração. 1 Samuel 16:7

O que as pessoas viam naquele paralítico velho e cansado? Uma fonte de problemas, e problemas sem solução. Alguém sem futuro, sem esperança e sem capacidade de produzir algo relevante para a sociedade. Um fardo, não só para ele mesmo como para os demais a sua volta. Para muitos, sua ausência nem seria sentida, apesar das várias vezes que o viram ser colocado junto ao tanque, à espera do milagre. Era isso que as pessoas viam.

Mas, e o que Deus via naquele homem sem nome, sem história, sem currículo e sem futuro era diferente.

Deus via nele alguém capaz de carregar seus fardos do passado, e viver um futuro diferente. Sabe, Deus pode fazer com que aquilo que, hoje, nos é motivo de vergonha, desprezo e ridicularização se torne nosso troféu, o símbolo de nossa vitória.

Talvez você nem saiba, mas o Senhor vai mudar seu cativeiro, e aquilo que hoje você carrega com vergonha vai se tornar, em breve, algo que você carregará com orgulho. Acredite, Deus vai agir na sua vida.

Que Deus te abençoe!

compartilhe esta mensagem:

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
Print
Email
CURSOS EAD
Faça um curso Ead 
Gratuito
com certificação

Cursos a distância gratuitos

Cursos Ead parceria 
Setebras

Curso Ead: Introdução ao Marketing digital

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Introdução ao Marketing digital

Mais informações aqui

Curso Ead: Gestão de Projetos

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Gestão de Projetos

Mais informações aqui

Curso Ead: Inovação e Criatividade

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Inovação e criatividade

Mais informações aqui
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
POSTAGENS ANTERIORES

Faça um curso teológico Gratuito

QUER FAZER UM CURSO DE TEOLOGIA GRATUITAMENTE?

Faça um curso de teologia com acesso gratuito a todo o conteúdo em nosso ambiente de educação a distância. 

 

CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES


 

Veja também o nosso vídeo divulgativo:

Assine este site.

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 7.183 outros assinantes