Estudo Bíblico para o culto de doutrina da Igreja Betel Geisel. Tema: Paulo, Evangelho de poder transformador

Paulo: Evangelho, poder transformador

Texto base: Atos 9:1-9

"Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego…" Romanos 1: 16.

INTRODUÇÃO

Para concluir esta série de estudos sobre personagens bíblicos, escolhemos a biografia do apóstolo Paulo. Sua história mostra que a conversão do pecador é o maior milagre. Este acontecimento sobrenatural, obra do poder transformador do Evangelho, é o mais fascinante projeto de vida que Deus tem para oferecer ao homem perdido: reconstrói lares, restaura vidas e reintegra o homem à sociedade. Toda essa transformação surpreendente aconteceu com Saulo de Tarso que, depois de convertido, passou a se chamar Paulo. Sua vida mudou-se radicalmente depois que ele foi alcançado pelo Senhor.

I – TRANSFORMAÇÃO TOTAL

Saulo era um homem extremamente religioso. Como fariseu, era irrepreensível na prática da lei, Fp. 3: 4-7. Isso o levou a perseguir a Igreja de Jesus por achar que se tratava de um movimento perigoso ao Judaísmo.

Certo dia, dirigia-se a Damasco, a fim de prender cristãos, At 9: 2. Ele jamais esperava que sua viagem seria interrompida e seu objetivo frustrado. Ao aproximar-se de Damasco, o Senhor Jesus revelou-se a Ele: uma luz do céu brilhou e ele caiu por terra.

Ouviu, então, a voz do próprio Senhor, que lhe perguntava O motivo por que O perseguia. Era o fim do velho Saulo e nascia, com esse encontro, uma nova criatura. Levado a Damasco, foi para casa de Judas, At 9: 11. Nesse tempo, o Senhor já havia falado com Ananias, que fosse encontrar-se com Saulo e lhe revela quem fora Saulo e o que iria fazer através dessa vida. Foi batizado e logo começou a pregar a Palavra. Agora, o perseguidor passa a ser perseguido, At 9: 23.

O que acontece com o homem que é transformado pelo poder do Evangelho?

a) Cai por terra a religiosidade. Paulo era fariseu, Fp 3: 5, um dos ramos do judaísmo que era zeloso pelo cumprimento da Lei. No entanto, Jesus condenou os fariseus por sua formalidade e falsa religiosidade, Mt 23. O que, de fato, o homem precisa conhecer é o poder transformador do Evangelho;

b) Cai por terra o orgulho. Antes de sua conversão, Saulo se orgulhava de suas origens: judeu, fariseu, cumpridor da Lei, Fp 3: 4-6. Mas esses valores, meramente humanos, relativos à sua origem e vínculos religiosos caíram por terra quando foi transformado por Jesus;

c) Cai por terra a violência. O propósito de Saulo era acabar com o Cristianismo, At 9: 1-2. Prendia, castigava, forçava a blasfemar de Jesus e dava voto favorável à morte de cristãos, At 26: 10-11. A violência é uma característica daquele que não tem Deus em sua vida. O Evangelho faz do homem violento uma pessoa amigável e mansa.

II – UM VASO ESCOLHIDO

A conversão de Saulo transformou-o por completo. E o Senhor o escolheu para anunciar o Evangelho entre os gentios, At 9: 15. Depois de batizado e cheio do Espírito Santo, recebeu uma nova tarefa, 9: 15-18. Dali para frente, chamado de Paulo, é visto pregando nas sinagogas e em diversos lugares, ou empreendendo longas viagens para anunciar a Palavra de Deus.

A vida ministerial de Paulo pode ser vista assim:

a) Um obreiro polivalente. Destacou-se em todas as áreas do ministério, Ef 4: 11. Era apóstolo, II Co 12: 12, profeta, At 13: 1, evangelista, At 13: 44, pastor, II Co 11: 28, e mestre, I Tm 2: 7;

b) Um grande orador e escritor. Sua intrepidez na Palavra é vista quando lemos o livro de Atos. Os reis e autoridades se calavam diante dele, At 23. É considerado o maior escritor do NT Escreveu 13 Cartas, elaborando e interpretando a doutrina cristã, expondo e explicando os ensinos de Jesus. Suas Cartas contêm doutrina, orientação e instrução para líderes e toda a Igreja;

c) Um missionário modelo. Paulo teve uma extra­ordinária experiência missionária. Fundou igrejas e teve o cuidado de consolidar os trabalhos, At 14: 22. O livro de Atos registra suas viagens missionárias, tidas como modelo para missões hoje.

III – PODER TRANSFORMADOR, Rm 1: 16

O evangelho é poder, Rm 1: 16, Lc 24: 49 e Atos 1: 8. A palavra grega "dynamis" (poder) deu origem às palavras dinamite, dínamo e dinâmico. Esses termos traduzem um pouco da idéia do termo grego "dynamis", usado para referir-se ao grande poder do Espírito Santo na vida do crente, capacitando-o para fazer a obra de Deus. Vejamos:

a) Dinamite: é um explosivo e seus efeitos são irrepa­ráveis. O evangelho é a dinamite de Deus para destruir as obras do diabo, Jo 3: 8. O crente cheio do poder do Espírito tem autoridade para enfrentar e destruir as obras do diabo;

b) Dínamo: máquina que produz energia elétrica. O poder do evangelho gera na igreja energia espiritual. Jesus disse: "Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de águas viuas", Jo 7: 38. Poder é o combustível que move a igreja;

c) Dinâmico: tudo que é ativo ou diligente em alto grau; muito empreendedor. O poder do Evangelho dá ao crente dinamismo para realizar a obra de Deus. Por isso ele precisa ser cheio do poder do Espírito, At 6: 3 e Ef 5: 18.

A conversão de Saulo foi uma chamada não só para crer em Cristo, mas também para pregar o Evangelho, pagando o preço, 9: 16, 20: 23, 2 Co 4: 8-18 e Gl 6: 17. Esse é o desafio para nós, hoje.

CONCLUSÃO

A vida de Paulo também nos mostra que até mesmo as pessoas mais resistentes a Deus podem ter o coração mudado por meio de uma experiência de novo nascimento, passando a ser instrumentos nas mãos do Senhor.

Ná próxima semana começaremos a estudar sobre as profecias bíblicas referentes ao futuro e a vinda de Cristo. Não perca.

Pr Josias Moura

compartilhe esta mensagem:

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
Print
Email
CURSOS EAD
Faça um curso Ead 
Gratuito
com certificação

Cursos a distância gratuitos

Cursos Ead parceria 
Setebras

Curso Ead: Introdução ao Marketing digital

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Introdução ao Marketing digital

Mais informações aqui

Curso Ead: Gestão de Projetos

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Gestão de Projetos

Mais informações aqui

Curso Ead: Inovação e Criatividade

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Inovação e criatividade

Mais informações aqui
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
POSTAGENS ANTERIORES

Faça um curso teológico Gratuito

QUER FAZER UM CURSO DE TEOLOGIA GRATUITAMENTE?

Faça um curso de teologia com acesso gratuito a todo o conteúdo em nosso ambiente de educação a distância. 

 

CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES


 

Veja também o nosso vídeo divulgativo:

Assine este site.

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 7.181 outros assinantes