Estudo Bíblico para o culto de doutrina da Igreja Betel Geisel

Mefibosete: A superabundância da Graça

Texto base: II Samuel 9:1-13

“….mas onde abundou o pecado, superabundou a graça". ‘ Romanos 5: 20

 

INTRODUÇÃO

A graça de Deus é um dos pilares da doutrina da salvação. Enquanto o termo graça aparece com freqüência no Novo Testamento, no Antigo é usado o termo misericórdia. Os dois são equivalentes. Somos salvos pela graça de Deus, Ef 2: 8. Os reformadores do século XVI reafirmaram essa doutrina, em oposição ao ensino da salvação pelas obras.

Hoje estudaremos a narrativa de II Samuel 9: 1-13, que relata a história de Mefibosete. Neste texto, existe uma tipologia da graça redentora de Deus revelada na pessoa de Jesus. Esta passagem pode ser vista assim: o amor de Davi a Mefibosete é uma figura do amor de Deus ao homem; Mefibosete é uma figura da raça humana; Lo-Debar, cidade onde morava Mefibosete, tipifica o mundo, e Jerusalém "Casa da Paz", a Igreja.

Significado do nome de Mefibosete: "Vergonha destruidora" é o significado do seu nome. Era filho de Jônatas e neto de Saul. Como conse­qüência de uma que­da, ficou coxo dos pés, II Sm 4: 4. Mefi­bosete passou a mo­rar em Jerusalém de­pois da morte de seu pai, à convite do rei Davi, II Sm 9:13.

I – O FRACASSO DA HUMANIDADE

Mefibosete era neto do rei Saul. Os filisteus, em batalha contra Israel, haviam matado Saul, seus filhos, inclusive Jônatas, pai de Mefibosete. Sua ama, tentando proteger o menino de 5 anos, fugiu, mas houve uma queda e a criança ficou aleijada, II Sm 4: 4. Esse fato ilustra a história da queda do homem no Jardim do Éden, Gn 3. Vejamos:

a) Resultado da queda, II Sm 4: 4. Mefibosete ficou aleijado de ambos os pés devido à queda. Tornou-se depen­dente de favores. Como resultado da desobediência de Adão e Eva, a humanidade também sofreu problemas físicos e espirituais. O homem sem Deus não tem vida própria, Ef 2: 1. As doenças, os problemas e toda dificuldade que atormen­tam a humanidade têm suas origens no pecado original;

b) Todos caíram, Rm 3: 23. O fracasso do homem no Éden marcou a queda de toda humanidade. Em Adão, todos pecaram e afastados estão da glória de Deus, Rm 5: 12. O salmista declarou: "Eu nasci na iniqüidade…", SI 51: 5. O pecado de Adão foi resultado de sua desobediência e cobiça.

II – RESTAURAÇÃO CONCEDIDA, II Sm 9

Mefibosete, que antes morava em Jerusalém, foi levado pela sua ama para Lo-Debar. Esta palavra tem o sentido de "lugar árido, deserto". No segundo ano de seu reinado, Davi soube da existência de Mefibosete, filho de Jônatas. Queren­do usar de misericórdia, mandou buscá-lo para viver no palácio, em Jerusalém. A atitude de Davi de enviar seu servo Ziba para buscar Mefibosete, fala da atitude de Deus ao enviar Jesus ao mundo para salvar os pecadores. O homem, após o pecado, passou a viver distante de Deus, desprovido de seu amor e bondade. Mas Deus veio ao seu encontro, através de Jesus, para resgatá-lo.

a) O amor de Deus, v. 7. Davi havia feito um pacto com Jônatas, comprometendo-se a demonstrar bondade à sua família, I Sm 20: 11-23, 42. Causa admiração a gene­rosidade desse ato de Davi, mas isto falava da velha aliança que ele fizera com Jônatas. Assim, também, o sofrimento e morte de Jesus são prova do amor de Deus pela humanidade e cumprimento de suas promessas, Gn 3: 15 e Jo 3: 16;

b) "Miserável homem que sou", v. 8. Mefibosete humilha-se ao encontrar-se com o rei Davi: "Quem é teu servo, para tu teres olhado para um cão morto". Sua atitude fala da miserabilidade do homem, Rm 7: 24. À semelhança de Davi, que restitui a Mefibosete todas,as terras que lhe eram devidas, em Cristo podemos reconquistar as bênçãos perdidas com a queda de Adão, Is 53: 5 e Fp 4: 13;

c) Participando da mesa do Senhor, v. 10. Agora Mefibosete tem uma nova vida. Passa a viver no Palácio. Que privilégio! Pela bondade do rei, ele iria comer à mesa do rei Davi pelo resto da vida, 9: 13. O salvo em Cristo também tem a honra de participar da mesa do Senhor, I Co 11: 24-28, ou seja, desfrutar da comunhão com Deus.

III – A SUPERABUNDÂNCIA DA GRAÇA, Rm 5: 20

A vida de Mefibosete é fruto do favor imerecido conce­dido por Davi. Não fosse a imensa bondade do rei, ele jamais teria voltado a Jerusalém. Mas o ato de benevolência salvou, restaurou e protegeu este homem. Descrever a extensão da graça de Deus seria impossível. No entanto, vejamos em que se resume a superabundância da graça divina:

a) Graça salvadora, Ef 2: 8. Ninguém é salvo porque merece, ou porque pratica boas obras. Salvação não se compra, mas se recebe pela fé em Jesus, Rm 10: 9. A graça salvadora aponta para um só caminho que conduz o homem ao céu: Jesus, Jo 14: 6 e I Tm 2: 5;

b) Graça protetora, Mt 6: 13. Torna reais a prote­ção, o cuidado e o amor do Senhor para com os seus. Não fosse a graça protetora de Deus, Asafe teria fracassado, SI 73: 2. Nenhum cristão precisa viver sob a pressão do medo de um fracasso. Ele deve estar certo de que a graça de Deus o cerca, protege e ampara, livrando seus pés do pecado;

c) Graça restauradora, I Co 10: 12. O cristão está sujeito a pecar. Quando isso ocorrer, ele deve buscar forças em Deus e voltar-se para o aprisco do Senhor. A graça restauradora dá ao fracassado o perdão divino, I Jo 1: 7 e 2: 9. Deus não condena os pecadores que se arrependem.

À semelhança de Mefibosete, que fora trazido de Lo-De-bar para Jerusalém, o salvo em Jesus tem o direito de vida eterna. Deus nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, Cl 1: 13. Sendo salvos, iremos morar para sempre com o Senhor na Nova Jerusalém, Jo 5: 24, 1 Ts 4: 17 e Ap 21: 27.

Na próxima semana estudaremos sobre o tema: Elias, o perigo da falsa religião. Não perca este estudo. Até lá!

Pr. Josias Moura de Menezes

compartilhe esta mensagem:

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
Print
Email
CURSOS EAD
Faça um curso Ead 
Gratuito
com certificação

Cursos a distância gratuitos

Cursos Ead parceria 
Setebras

Curso Ead: Introdução ao Marketing digital

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Introdução ao Marketing digital

Mais informações aqui

Curso Ead: Gestão de Projetos

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Gestão de Projetos

Mais informações aqui

Curso Ead: Inovação e Criatividade

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Inovação e criatividade

Mais informações aqui
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
POSTAGENS ANTERIORES

Faça um curso teológico Gratuito

QUER FAZER UM CURSO DE TEOLOGIA GRATUITAMENTE?

Faça um curso de teologia com acesso gratuito a todo o conteúdo em nosso ambiente de educação a distância. 

 

CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES


 

Veja também o nosso vídeo divulgativo:

Assine este site.

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 7.183 outros assinantes