Estudo Bíblico para o culto de doutrina do Betel Brasileiro Geisel

Davi: Batalha Espiritual no Antigo Testamento

"…e, daquele dia em diante, o Espírito do Senhor se apossou de Davi…", I Samuel 16:13

Texto Base: I Samuel 17:38-51

Sempre que se fala em Davi, o primeiro fato a ser lembrado sobre sua vida é a vitória sobre o gigante Golias, I Sm 17. Ver o pequeno Davi enfrentado o desafio e vencendo a batalha em nome do Senhor do Exércitos e, logo depois, vê-lo assentado no trono real, como rei de Israel, é uma lição de entusiasmo para qualquer cristão.

Davi é conhecido como o homem segundo o coração de Deus, At 13:22. Suas conquistas o transformaram num grande rei. Com ele podemos aprender como ser vencedor numa batalha.

Estamos numa guerra que não é carnal, mas espiritual, Ef 6: 12. Trata-se de uma batalha espiritual cons­tante contra o diabo. A lição vai nos ensinar sobre isso.

I – O CRISTÃO E A BATALHA ESPIRITUAL

Entende-se por batalha espiritual a guerra existente entre o reino da luz e o reino das trevas, os principados e a igreja do Senhor. A batalha travada entre Israel e os filisteus é símbolo de nossa batalha. Por 40 dias o exército dos filisteus estava afrontando o exército de Israel, I Sm 17: 16. Davi havia ido levar alimento para seus irmãos, que eram soldados de Saul. Embora jovem, sentiu-se desafiado ao ouvir as afrontas de Golias, vv. 17 e 23. Ainda que seu irmão Eliabe tentasse impedir que se envolvesse com a guerra, ele se dispôs a ir à luta contra o gigante, por causa das afrontas que eram dirigidas a Israel, w. 37 e 51.

O que esse episódio tem a ver com batalha espiritual?

a) Satanás é o grande gigante, v. 4. Os aspectos da batalha enfrentada por Israel são os mesmos que a igreja enfrenta hoje. Satanás é o Golias que desafia a igreja do Senhor. Suas tentativas de ataque são constantes e amedrontadoras, I Pe 5: 8. A atuação do diabo é intensa e destruidora;

b) Não podemos temer o gigante, v. 24. Quem não temeria um homem de 2,90 m de altura? Suas armas eram suficientes para vencer a batalha. Temer o diabo já é o início da derrota que pode levar a perder a batalha. Davi não hesitou; confiou no Senhor e enfrentou o gigante;

c) Começando pelas pequenas experiências, vv. 34-36. Apesar de ainda ser jovem, Davi já havia vencido um leão e um urso, v. 42. Isso lhe assegurava firmeza para enfrentar um desafio maior. As pequenas experiências cre­denciam o cristão para alcançar grandes vitórias.

II – ARMAS UTILIZADAS NA BATALHA ESPIRITUAL

Golias era um guerreiro experiente. Ele usava um capa­cete de bronze e vestia uma couraça que pesava 90 quilos; protegia suas pernas com caneleiras de bronze e seus ombros com um escudo de bronze. Sua lança era forte e pesada, I Sm 17: 5-7.

O inimigo está sempre bem preparado. Mas, apesar de todo o seu armamento, Davi não se intimidou e enfrentou Golias com uma funda e cinco pedras. Vejamos:

a) O nome do Senhor, vv 45-47. Davi possuía profundo zelo pela honra do nome do Deus de Israel. Golias afrontava ao Senhor dos Exércitos e não ao exército de Saul, w. 43, 44. De Deus não se zomba, Gl 6: 7. O nome de Jesus é uma arma poderosa na luta contra Satanás, Fp 2: 9;

b) A fé inabalável, v. 47. Os salmos de Davi revelam o caráter espiritual deste servo de Deus que não apenas escrevia sobre fé, mas que sabia o que era a fé pelas experiências vividas, SI 125: 1. Sem fé é impossível ser vitorioso numa batalha espiritual, Ef 6: 16 e Hb 11:6;

c) A coragem e a resistência, v. 48. Resistir ao inimigo é não dar tempo para que ele aja; é anular a sua ação. Davi correu em direção a Golias, em nome do Senhor dos Exércitos. Esse é o método mais prático para o cristão vencer o diabo, Tg 4: 7. Essa atitude produz no adversário medo e consciência de que ele já é um derrotado;

d) A unção de Deus, 16: 13, produz efeitos físicos, espirituais e emocionais. Davi tinha recebido a unção após ser chamado por Deus para assumir o reinado de Israel. Somente o Espírito Santo nos dá unção e nos capacita para o trabalho do Senhor, At 2: 4.

III – A VITÓRIA É DO POVO DE DEUS

Humanamente falando, ninguém diria que Davi seria o vencedor dessa guerra e nem que ele ganharia os prêmios que Saul prometera para aquele que vencesse Golias, I Sm 17: 25. Em sua sabedoria, Salomão declarou: "O cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas a vitória vem do Senhor", Pv 21: 31. Essa verdade foi uma realidade na vida de Davi que, com confiança no Senhor, matou Golias e consumou a vitória do povo de Deus, I Sm 17: 49, 52.

Há dois aspectos importantes dos quais precisamos lembrar-nos sempre:

a) O Senhor guerreia nossa guerra, II Cr 32: 8.

O povo descansou nas palavras do rei Ezequias. O Senhor destruiu todo o exército da Assíria e foi grande o livramento. Ao cristão compete orar, crer e exercitar a Palavra, mas o fazer pertence a Deus, Ef 3: 20;

b) A batalha espiritual já está ganha, Rm 8: 37.

Então, por que lutar? Porque o inimigo continua atacando. A guerra espiritual continua e precisamos lutar. Temos a garantia da vitória, Jo 16: 33. Paulo nos ensina que, com a morte e ressurreição de Jesus, nós adquirimos o direito de sermos vencedores em qualquer circunstância, Ef 1: 3.

A cada dia vivemos uma batalha, não contra o homem, mas contra os poderes do mal. Nossa luta é contra os dominadores deste mundo tenebroso, Ef 6: 12.0 mundo jaz no maligno. Pela Palavra e pela oração temos que combater os vícios, desde o alcoolismo até o uso das drogas, a violência, o misticismo e as falsas religiões, inclusive de adoradores do diabo, todo erro e todo engano.

Na próxima semana prosseguiremos em nossos estudos. Examinaremos o tema: Absalão, Rebeldia; pecado que gera morte. Não perca este estudo. Até mais.

Pr Josias Moura

compartilhe esta mensagem:

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
Print
Email
CURSOS EAD
Faça um curso Ead 
Gratuito
com certificação

Cursos a distância gratuitos

Cursos Ead parceria 
Setebras

Curso Ead: Introdução ao Marketing digital

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Introdução ao Marketing digital

Mais informações aqui

Curso Ead: Gestão de Projetos

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Gestão de Projetos

Mais informações aqui

Curso Ead: Inovação e Criatividade

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Inovação e criatividade

Mais informações aqui
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
POSTAGENS ANTERIORES

Faça um curso teológico Gratuito

QUER FAZER UM CURSO DE TEOLOGIA GRATUITAMENTE?

Faça um curso de teologia com acesso gratuito a todo o conteúdo em nosso ambiente de educação a distância. 

 

CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES


 

Veja também o nosso vídeo divulgativo:

Assine este site.

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 7.180 outros assinantes