Estudo Bíblico para o culto de doutrina da Igreja Betel Geisel

Tema: Sansão, a força Cristã e o Espírito Santo

Texto: Juízes 13:1-25

O Espírito do Senhor de tal maneira se apossou de Sansão…", Juizes 14:19.

Após a morte de Josué, Israel viveu um tempo de decadência moral, de instabilidade política e de apostasia. Não havia uma liderança nacional e, por isso, cada um fazia o que bem entendia. Quando vinham os inimigos e subjuga­vam a Israel, então o povo clamava ao Senhor, que levantava líderes, chamados de juízes. Daí o nome desse período.

Hoje você irá estudar a vida de Sansão, um dos juízes. Seu nascimento fora uma ação sobrenatural, pois sua mãe era estéril, 13:3. Estudando a vida de Sansão, aprendemos que a força do homem de Deus não está fundamentada em elementos humanos ou físicos, mas decorre da presença poderosa do Espírito de Deus.

1 – O ESPÍRITO DE DEUS NA VIDA DE SANSÃO, Jz 13: 25

Vários juízes, já haviam sido levantados pelo Senhor, tais como Débora, Gideão, Jefté. Tinham uma função de lide­rança regional, diante de uma ameaça militar externa. Um dos mais fortes e bem preparados inimigos dos israelitas eram os filisteus. Eles subjugaram a Israel por 40 anos. Foi nesse contexto que nasceu Sansão. O Senhor o abençoou e o revestiu do poder do Espírito, vv. 24, 25.

a) Sansão foi consagrado a Deus desde a sua concepção. Ele seria um nazireu, por determinação do anjo do Senhor, Jz 13: 4-5. A lei que regia a conduta do nazireu está em Nm 6. O voto do nazireado era, geralmente, por certo período de tempo, ou, como no caso de Sansão, por toda a vida. O Senhor tinha grandes propósitos para ele. O anjo diz: "E ele começará a livrar a Israel do poder dos filisteus", Jz 13: 5.

b) O Espírito de Deus agia de forma poderosa através de Sansão, dando grandes vitórias e livramento por seu intermédio, Jz 14: 5-6; 15: 14. Sua força não vinha de si mesmo, mas do Espírito de Deus. E esse mesmo Espírito quem dinamiza a vida do cristão, capacitando-o.

II – O ESPÍRITO DE DEUS AFASTA-SE DE SANSÃO, Jz 16: 20

Embora separado por Deus para uma tarefa tão impor­tante, Sansão cometeu muitos atos reprováveis. Deus teve um plano para ele desde o seu nascimento, separou-o para ser líder num momento importante na história do seu povo e dotou-o de recursos físicos e espirituais. Mas, seu comportamento fez com que o Espírito de Deus se afastasse de sua vida.

a) O pecado da sensualidade, 16: 1-3. A lascívia sempre foi um ponto fraco para Sansão, 16: 19-21. Ele estava mais preocupado em satisfazer aos seus desejos carnais do que em agradar a Deus. Envolveu-se com mulhe­res pagas que lhe prejudicaram a fé e a espiritualidade, Jz 14: 1; 16: 1, 4. O pecado da sensualidade sempre foi uma porta aberta para o fracasso. Só quem anda no Espírito consegue refrear seus desejos, Gl 5: 16;

b) O perigo do sono, 16: 19. Uma das mulheres com quem Sansão se envolveu foi Dalila. Mulher filistéia, foi usada pelos inimigos para descobrir o segredo de Sansão. Com astúcia, Dalila soube da origem de sua força: ele era nazireu e, por isso, seu cabelo não poderia ser rapado. Ele contou o segredo e dormiu. Veio o inimigo e rapou-lhe a cabeça. Com isso, perdeu a sua força. A Bíblia adverte sobre o perigo do sono espiritual, Lc 22: 46. O cristão não pode vacilar na vida espiritual, mas precisa estar alerta a cada instante: "Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará", Ef 5: 14.

III – CONSEQÜÊNCIAS DESASTROSAS, Jz 16: 21

A ordem de Deus para os israelitas, ao entrarem na terra prometida, era que eles deveriam manter-se afastados das nações iníquas de Canaã, para não se contaminarem com seus habitantes, Dt 7: 1-4. Essa ordem, por diversas vezes, fora quebrada por Israel, principalmente no que diz respeito à união conjugai. O próprio Sansão cometeu este pecado, casando com uma mulher paga, 14: 3. Ele não se lembrou de que, "andar no caminho dos pecadores", torna o homem totalmente indefeso, sendo facilmente vencido por Satanás. Sansão sofreu sérios prejuízos em virtude de suas atitudes pecaminosas. Vejamos:

a) Cegueira, v. 21. A primeira atitude dos filisteus contra Sansão foi arrancar os seus olhos. Depois, amarram-no com cadeias de bronze. Uma lição bem prática é que o pecado tira a visão espiritual e impede o cristão de andar dentro dos planos de Deus. Sem visão espiritual, o crente fica totalmente indefeso;

b) Louvores ao diabo, v. 23. O ato de Sansão ter cedido ao pecado foi motivo para que os filisteus fizessem uma grande festa e dessem louvores ao deus Dagom. Uma falha cometida por qualquer cristão é uma grande oportu­nidade para que o diabo sinta-se vitorioso. Agradar a Deus é dar a Ele toda a glória devida, SI 37: 4;

c) Zombaria, v. 25. Um homem que era tão forte e que fez grandes proezas é trazido à presença dos filisteus, e se transforma em motivo de zombaria para os ímpios. 0 cristão precisa atentar para a Palavra de Deus, e se prevenir contra as astutas ciladas do diabo: "Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia", I Co 10: 12.

As misericórdias de Deus são a causa de não sermos consumidos, Lm 3: 22. Talvez essa tenha sido a razão principal de Sansão, sinceramente arrependido e com a fé em Deus, clamar ao Senhor, e a sua oração ser respondida. No dia de sua morte ele matou mais gente do que matara em sua vida, vv. 29-30. Sansão morreu, mas sua demonstração de fé e de arrependimento resultou na inclusão de seu nome entre os heróis da fé, Hb 11: 32.

Na próxima semana estudaremos acerca do Tema: Samuel, um filho gerado para Deus.

Pr. Josias Moura

compartilhe esta mensagem:

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
Print
Email
CURSOS EAD
Faça um curso Ead 
Gratuito
com certificação

Cursos a distância gratuitos

Cursos Ead parceria 
Setebras

Curso Ead: Introdução ao Marketing digital

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Introdução ao Marketing digital

Mais informações aqui

Curso Ead: Gestão de Projetos

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Gestão de Projetos

Mais informações aqui

Curso Ead: Inovação e Criatividade

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Inovação e criatividade

Mais informações aqui
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
POSTAGENS ANTERIORES

Faça um curso teológico Gratuito

QUER FAZER UM CURSO DE TEOLOGIA GRATUITAMENTE?

Faça um curso de teologia com acesso gratuito a todo o conteúdo em nosso ambiente de educação a distância. 

 

CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES


 

Veja também o nosso vídeo divulgativo:

Assine este site.

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 7.181 outros assinantes