Estudo para o culto de doutrina da Igreja Betel Geisel. Tema: Abraão, um exemplo de submissão da fé.

Estamos iniciando nesta semana uma nova série de estudos com o tema: APRENDENDO COM AQUELES QUE VENCERAM PELA FÉ. Assim estarei postando semanalmente estudos bíblicos para aqueles que tem acompanhado os textos e sermões aqui disponibilizados.

Desejamos que estes estudos possam lhe ajudar a ter um novo ano vitorioso em Cristo.

Pr Josias Moura de Menezes

Aula 01. Abraão: Submissão através da fé

Texto: Gênesis 12: 1-9

"De ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. tu uma bênção", Gênesis 12: 2

Iremos começar a estudar a partir de hoje, uma série de estudos acerca de como vencer pela fé. A vida cristã não teria incentivo prático e concreto se não fosse o exemplo daqueles que, no passado, tiveram profundas experiências com Deus. Com eles aprendemos um pouco mais daquilo que Deus quer que sejamos e façamos.

Hoje você irá estudar a vida de Abraão. Seu exemplo de fé e de submissão nos ensina a melhor servir ao Senhor para vivermos um cristianismo autêntico, cheio de vida, e não uma religiosidade nominal.

I – CHAMADO PARA SER BENÇÃO, Gn 12

Para realizar seus propósitos, Deus usa pessoas. Quando estamos estudando a história desses homens, mais do que simples biografias, estamos estudando a história da salvação. Abraão é um desses personagens-chaves na histó­ria. Deus o escolheu e o preparou para, através dele, realizar seus propósitos de redenção da humanidade.

Deus preparou Abraão para que desempenhasse uma grande missão. Já era casado quando seu pai decidiu sair de Ur e ir à terra de Canaã, Gn 11: 29-31. Mas chegaram apenas até Harã, onde o pai de Abraão veio, mais tarde, a falecer. Em Harã, Deus se revela a Abraão e o chama para ir a uma terra desconhecida, Gn 12: 1.

Nesse chamado, estavam envolvidas algumas grandes promessas: a) fazer dele uma grande nação; b) engrandecer o seu nome; c) abençoar, através dele, todas as famílias da terra, Gn 12: 2-3.

Abraão foi uma bênção. As promessas se cumpriram. Ele é o pai da nação israelita. A bênção prometida a ele chega até nós. Alguns fatores importantes contribuíram para isso:

a) Confiança na Palavra de Deus, v. 4. Que garantias Abraão tinha para mudar-se para uma terra que nem conhecia? Paulo discute essa questão em Romanos 4. Abraão creu no chamado, v. 3; creu na promessa do nascimento do herdeiro, v. 18-21. Essa fé foi o elemento fundamental para sua justifi­cação e salvação, v. 22-25. Tal atitude de Abraão é usada em toda a Bíblia para exemplificar o que é fé, Hb 11:8. Ele tinha apenas a promessa de Deus e creu;

b) Submissão à vontade de Deus, v. 5. De nada adiantaria a Abraão simplesmente crer, se ele permanecesse em Harã. Como prova de sua fé na promessa de Deus, ele saiu de onde morava em obediência ao Senhor;

c) Desprendimento, vv.1,6. Abraão se dispôs a deixar sua parentela, sua cidade e a atender à voz de Deus. A fé sempre exige renúncia, Lc 9: 62. Não há como ter uma vida cristã dedicada a Deus sem desprendimento.

II – UMA ESCOLHA ACERTADA, Gn 13

Abraão chegou a Canaã. Seus primeiros anos ali foram muito difíceis, Gn 12: 5-9. Mas o Senhor lhe aparece e reafirma as promessas, v. 7. Para fugir da fome, emigrou para o Egito, onde Deus o abençoou e o guardou. Mais tarde, como relata Gn 13: 1, foi para o Neguebe, com o seu sobrinho Ló. Ele ia para Canaã, a terra que o Senhor lhe havia prometido.

Abraão e Ló prosperaram muito. Eram muito ricos, Gn 13: 2. Quando chegaram à região entre Betel e Ai houve discórdia entre os pastores do gado de Abraão e os de Ló, v. 7. Para resolver o problema, Abraão propõe ao seu sobrinho uma separação amigável, vv 8 e 9. Ló ficou entusiasmado ao ver toda a beleza da campina do Jordão. Escolheu para si toda essa região e partiu para o Oriente, v. 11. Abraão habitou na terra de Canaã.

Quem fez a melhor escolha? Que lições podemos extrair desse acontecimento?

a) A escolha humana, v. 10. Os olhos de Ló se encheram, logo que viram a beleza das campinas do Jordão. Mas sua escolha foi infeliz. Sodoma era uma cidade cheia de pecado e violenta, 14: 12-17. Sodoma e Gomorra foram destruídas com fogo. Ló e sua família tiveram de sair às pressas de sua casa, 19: 16-17;

b) O perigo da má escolha. Todos estamos sujeitos a fazer boas ou más escolhas. Ló fez má escolha e toda a sua família padeceu. O cristão não pode ser movido e dirigido pelos interesses humanos. Ao contrário, precisa da direção de Deus em sua vida em todas as circunstâncias. Veja II Co 5: 7.

III – FÉ PROVADA E APROVADA, Gn 22

Em Gênesis 22, o Senhor pede o filho de Abraão em sacrifício. Foi um grande teste de fé: "…pôs Deus Abraão à prova…", v. 1. Abraão obedeceu porque era possuidor de uma fé inabalável.

a) Certeza da intervenção divina, vv. 1, 5, 8.

Abraão diz aos seus empregados: "esperai aqui […]; eu e o rapaz iremos até lá e, hauendo adorado, voltaremos para junto de vós". Ele estava certo de que Deus estava provando sua fé. Isaque pergunta: "onde está o cordeiro […]?". Abraão responde: "Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto". Isso é fé: a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem, Hb. 11:1. Abraão sabia que seu filho não morreria.

b) Jeová-Jiré, o Deus da provisão, v. 14. Quando Abraão estava pronto para imolar seu filho, o anjo brada dos céus: "…não faças nada…", v. 13. Abraão vê, então, um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos. Essa foi a primeira vez que Deus se revelou como o Jeová-Jiré, o Deus da provisão.

O sucesso de Abraão não estava no fato de ser ele um homem rico, mas nos valores espirituais que cultivava. Ele foi chamado "o amigo de Deus", II Cr 20: 7. Todos precisamos também desses valores, que nos dão condições de viver de vitória em vitória.

Na próxima semana estudaremos sobre o tema JOSÉ: O SEGREDO DE UMA VIDA TRIUNFANTE. Não perca.

Pr Josias Moura

compartilhe esta mensagem:

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
Print
Email
CURSOS EAD
Faça um curso Ead 
Gratuito
com certificação

Cursos a distância gratuitos

Cursos Ead parceria 
Setebras

Curso Ead: Introdução ao Marketing digital

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Introdução ao Marketing digital

Mais informações aqui

Curso Ead: Gestão de Projetos

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Gestão de Projetos

Mais informações aqui

Curso Ead: Inovação e Criatividade

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Inovação e criatividade

Mais informações aqui
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
POSTAGENS ANTERIORES

Faça um curso teológico Gratuito

QUER FAZER UM CURSO DE TEOLOGIA GRATUITAMENTE?

Faça um curso de teologia com acesso gratuito a todo o conteúdo em nosso ambiente de educação a distância. 

 

CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES


 

Veja também o nosso vídeo divulgativo:

Assine este site.

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 7.183 outros assinantes