Estudo para o culto de doutrina da Igreja Betel Brasileiro Geisel. Tema da Aula 18: Os frutos do Espírito Santo

Estudo ministrado no culto de doutrina da Igreja Betel Geisel

Texto básico: (Gálatas 5:22-23): ”Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas cousas não há lei.”

Ler também João 15: 2 a 8 e verso 16.

INTRODUÇÃO

No estudo anterior, do culto de doutrina, estudamos acerca dos dons do Espírito. Aprendemos que os dons servem para nos capacitar.

Hoje vamos examinar melhor o que é o “Fruto” do Espírito, e como é que este “fruto” há de se manifestar em nossas vidas, temperamento e caráter, agora que nascemos de novo e estamos vivendo uma nova vida em Cristo.

I) O SIGNIFICADO DE “FRUTO DO ESPÍRITO”

Conquanto se refira a nove qualidades, a palavra “fruto” aparece no singular, significando uma unidade de virtudes. Ao contrário das obras da carne, cada graça ou virtude do “fruto” do Espírito é parte de um todo, de modo que nenhum cristão é completo se não tem as nove porções. É um todo indivisível!

1) Leia novamente Gálatas 5:22 e 23 e enumere abaixo as 09 virtudes do “Fruto do Espírito”:

1) _________ 2) _________ 3) _______ 4) ________________

5) _______________________ 6) _____________

7) _______________  8 ) _______________  

9) _______________________

II ) CONDIÇÕES PRECEDENTES PARA PRODUÇÃO DO FRUTO DO ESPÍRITO:

a) VITALIDADE – Jesus é a Videira, e nós os ramos. Temos então que estar ligados a Cristo.

Leia I João 5:12 e complete a resposta: Quem é que tem a vida?

R = “Aquele que tem o ________ tem a vida; aquele que não tem o ________________não tem a vida.”

b) CONTINUIDADE – Nós somos ramos ligados à Videira que é Jesus. Leia João 15:5 e responda:- O que é necessário, então, para que produzamos muito fruto?

R = ________________________________________

c) MUDANÇA DE ATITUDE ( Ler todos juntos o Salmo “1” )

a) O QUE DEVEMOS EVITAR – Complete a resposta:- De acordo com o Salmo 1:1, o que devemos evitar, para sermos como árvore que no devido tempo dá o seu fruto?

1) não _________ no ____________ dos ___________; 2) não se __________ no ____________ dos ________________; 3) não se ___________ na ________ dos ___________________.

b) O QUE DEVEMOS BUSCAR

Complete ( Salmo 1:2 ): “Antes o seu _________ está na _______ do Senhor, e na sua ________ medita de dia e de noite.”

Nota: 1) “Lei do Senhor” = ensinamentos, princípios, da Palavra de Deus ( Bíblia Sagrada ); 2) “de dia e de noite” = todo dia, todo tempo, constantemente.

III) COMPREENDENDO AS 09 VIRTUDES DO FRUTO DO ESPÍRITO

1) AMOR – A presença do Espírito Santo em nós inunda os nossos corações de um profundo amor, que se irradia para três direções:- a) para com Deus – passamos a amar a Deus, verdadeiramente, acima de todas as demais cousas; b) para com nós mesmos – o nosso nível de amor próprio, de auto-estima, se eleva, conduzindo-nos a um alto grau de felicidade; c) para com o próximo – passamos a amar de uma maneira extraordinária e especial também as pessoas ao redor, melhorando assim o nosso relacionamento social.

2) ALEGRIA – Qualidade de vida que é graciosa e bondosa, caracterizada pela boa vontade para com os outros, resultante de um senso de bem-estar, sobretudo de bem-estar espiritual, em razão de uma correta relação com Deus. É o gozo, o regozijo no Espírito Santo. É a exultação do amor. A alegria induz ao louvor e à adoração.

3) PAZ – É a tranquilidade perfeita, independente das circunstâncias. É uma situação de calma interior que resulta da justificação em Cristo. É a evidência da perfeita comunhão com Deus. É fruto da vitória do espírito sobre a carne. É uma qualidade espiritual de vida, que só os que estão verdadeiramente em Cristo podem experimentar.

4) LONGANIMIDADE – É a capacidade de amar. É o amor esperando… Significa literalmente “longo ânimo”. A tolerância é, essencialmente, um dos atributos de Deus, o qual, pela graça de Deus é derramado em os nossos corações. Longanimidade é a tolerância por amor. É não explodir em ira e furor, mas compreender e amar em todas as circunstâncias. É colocar o amor acima! Da mesma forma que Deus tem sido longânimo para conosco, devemos também o ser para com as pessoas ao redor, suportando as fragilidades e provocações alheias. “A longanimidade é a paciência que nos permite subjugar a ira e o senso de contenda, tolerando as injúrias” – Matthew Henry

5) BENIGNIDADE – Tem a ver com o caráter, com a natureza da pessoa. Significa: gentileza, bondade; excelência de caráter; honestidade. Deus é a fonte originária e Cristo foi quem melhor exemplificou essa qualidade, passando a ser o nosso modelo. O crente quando possui essa qualidade é “gracioso”, “gentil” para com os seus semelhantes, não se mostrando inflexível, radical e exigente. É ser dócil de temperamento, sobretudo para com as pessoas mais humildes, predispondo-se a uma atitude afável e cortês.

6) BONDADE – Tem a ver com ação, atitudes, em relação aos outros. Retidão, prosperidade, gentileza. É a qualidade de generosidade e de ação gentil para com as outras pessoas; é ter um caráter infinitamente bondoso. É estar sempre inclinado para o bem; desejar sempre o bem alheio. É a firme disposição de ajudar pessoas ao redor que estejam em dificuldade.

7) FIDELIDADE – Confiança, fé. O justo vive pela fé; e de fé em fé. Indica a confiança em Jesus Cristo, na fé evangélica. É a fidelidade do cristão para com Deus, e para com os princípios orientadores da Palavra de Deus. Esta fidelidade é livre e espontânea como o amor.

8 ) MANSIDÃO – Modéstia, gentileza, cortesia. Esta virtude é destacada na terceira bem-aventurança; é uma qualidade de caráter daqueles que irão possuir a terra. Jesus é manso e humilde de coração. Consiste em um espírito de mansidão e gentileza no trato com o próximo. Trata-se de uma genuína falta de maldade e aspereza, de mistura com as qual
idades da paciência e da gentileza. Trata-se de uma submissão do espírito humano para com Deus, e, em seguida, para com o homem. A mansidão é resultado da verdadeira humildade, por causa do reconhecimento do valor alheio, com a recusa de nos considerarmos superiores. Deus é a fonte dessa graça, e Cristo o seu exemplo supremo.

9) DOMÍNIO PRÓPRIO – Autocontrole. Toda a forma de autocontrole, de autodisciplina. É o mesmo autocontrole que um atleta necessita para ser bem-sucedido. É o autodomínio dos impulsos, das emoções. Esta virtude é fundamental na hora em que vem a tentação… É preciso muito autocontrole para não ceder às seduções da carne, do pecado, do mundo, e do vil tentador! O verdadeiro autocontrole só pode ocorrer mesmo com a ajuda do Espírito Santo. Se nos esforçamos, o Espírito Santo vem e nos socorre, mas nós temos que dar o primeiro passo, fazer a nossa parte.

CONCLUSÃO

Amado irmão. Permaneça firme em Cristo; permita que a Sua Palavra permaneça em você, e, com certeza, o “Fruto do Espírito” se evidenciará na sua vida! Procure diariamente ler a Palavra de Deus (a Bíblia Sagrada), e para falar com o Pai Celestial através da oração.

Na próxima semana continuaremos.

Pr. Josias Moura de Menezes

compartilhe esta mensagem:

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
Print
Email
CURSOS EAD
Faça um curso Ead 
Gratuito
com certificação

Cursos a distância gratuitos

Cursos Ead parceria 
Setebras

Curso Ead: Introdução ao Marketing digital

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Introdução ao Marketing digital

Mais informações aqui

Curso Ead: Gestão de Projetos

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Gestão de Projetos

Mais informações aqui

Curso Ead: Inovação e Criatividade

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Inovação e criatividade

Mais informações aqui
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
POSTAGENS ANTERIORES

Faça um curso teológico Gratuito

QUER FAZER UM CURSO DE TEOLOGIA GRATUITAMENTE?

Faça um curso de teologia com acesso gratuito a todo o conteúdo em nosso ambiente de educação a distância. 

 

CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES


 

Veja também o nosso vídeo divulgativo:

Assine este site.

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 7.182 outros assinantes