Estudo Bíblico para culto de doutrina da igreja Betel Brasileiro do Geisel. Tema: Os dons do Espirito Santo

Estudo ministrado no culto de doutrina da Igreja Betel Brasileiro Geisel

1. Introdução

Os capítulos 12, 13 e 14 de 1ª Coríntios devem ser lidos como uma unidade, a respeito dos dons espirituais. O capítulo 12 fala do que não devemos ignorar, portanto fala do que devemos saber. O capítulo 13, fala da motivação que devemos ter, ou seja o que deve me mover. O capítulo 14, fala de como devemos agir, ou seja, de como devemos fazer.

É importante entendermos que os dons são concedidos pelo Espírito Santo com a finalidade de nos capacitar para fazermos a obra de Deus. Dons espirituais são dados à igreja para promover o crescimento espiritual de seus membros e a pregação do evangelho ao mundo.

2. O Que Devemos Saber:

Existem Duas Palavras Importantes: Talento e Dom

· Talento: É a capacidade ou habilidade natural de alguém. Exemplo: Alguém pode ter o talento de cantar, ou da comunicação, ou de administrar, ou de ser técnico em ouro, cobre, madeira ou outra habilidade.

· Dom: É um talento usado na obra do ministério. Note que Deus pode transformar um talento natural em um dom espiritual, mas Deus também pode conceder um dom ou dons especiais a uma pessoa que não tinha nenhum talento relacionado com este dom. Em outros casos, Deus pode combinar as duas coisas.

DIFERENÇA ENTRE TALENTO E DOM ESPIRITUAL

A diferença é que os dons espirituais são designados para ser usados no avanço do Reino de Deus, mesmo quando ligados aos talentos naturais. Somente os talentos naturais podem ser usados para ganho pessoal. A grande diferença é que os dons espirituais são concedidos especificamente pelo Espírito Santo. “Os talentos que Cristo confiou à Sua Igreja representam especialmente dons e bênçãos concedidos pelo Espírito Santo.”

2.1. Falemos um pouco sobre cada um:

Línguas: Existem dois modos de manifestar-se: 1) Para edificação pessoal (1Co 14.2); 2) Para edificação da igreja, acompanhada de interpretação (1Co 12.10, 14.27-28). O dom de línguas só tem uma direção: o homem falando para Deus.

Interpretação De Línguas. A primeira coisa que devemos entender é que interpretar não é traduzir, interpretar é dar o significado do que foi dito. Se falar em línguas é falar a Deus, a interpretação sempre será no mesmo sentido.

Profecia. Elas existem para edificar, exortar e consolar o povo de Deus (1Co 14.3). A predição do futuro não é o conteúdo principal das profecias, mas pode ocorrer ocasionalmente.

Dons De Curar. É a graça de Deus para curar sobrenaturalmente as enfermidades, sem os meios naturais. Não estamos negando, com isto, a validade e a eficácia da medicina. Porque fala dons de curar no plural? Porque os males são de muitos tipos.

 Imposição de mãos: Mc 6.5; Lc 4.40; 13.13; At 28.8. Unção com óleo: Tg 5.14; Mc 6.13. Confissão: Tg 5.15-16; Jo 5.14.

Operação De Milagres. São acontecimentos que parecem ultrapassar ou contradizer as leis da natureza. Estas leis são o modo comum e normal de Deus de fazer as coisas. Deus conserva tudo assim para nossa conveniência (Mt 15.32; At 2.38-40).

Fé. Existe a fé natural e a sobrenatural. A fé sobrenatural tem três tipos:

 A fé que salva: Hb 11.6; At 16.31; Ef 2.8-9; Rm 10.17 A fé como fruto do Espírito Santo: Gl 5.22; Rm 1.17 A fé como dom do Espírito Santo: 1Co 12.9.

Discernimento De Espíritos. Este dom nos capacita a saber imediatamente o que está motivando uma pessoa ou uma situação, de forma que reconheçamos a obra que realmente vem de Deus. Ex.: At 16.16; Jo 1.47; Mt 16.15-23; Lc 9.54.

Palavra De Sabedoria. É a aplicação sobrenatural do conhecimento. É saber o que fazer com o conhecimento natural ou sobrenatural que Deus te dá, ou seja, é um julgamento adequado para a ação. A palavra de conhecimento revela a informação, mas a palavra de sabedoria diz como aplicar a informação. Ex.: Mt 21.24; 22.20-22; Jo 8.7; Mc 3.4.

Palavra De Conhecimento. Através do conhecimento Deus revela a informação de atos, situações e pensamentos. Ex.: Mt 9.4; 2 Sm 12.7-13; Jo 4.17-18,29; At 5.3; 9.11-12,17.

3. O que Deve nos Mover:

Este capítulo 13 está bem no meio de dois capítulos que falam sobre os dons espirituais, que falam de poder sobrenatural, que enche os olhos dos que vêem. Porque este capítulo esta aqui? Não estaria em lugar errado? O que dom tem haver com amor?

Notamos que Paulo termina o capítulo 12 falando que iria mostrar um "caminho sobremodo excelente" e este caminho é o amor. Lembrem-se que os dons são concedidos pela graça do Senhor para desempenharmos o nosso serviço, mas o amor é fruto do Espírito na formação do nosso caráter.

O que Paulo está deixando claro aqui: é que o amor é o único meio correto de manifestar os dons. Muitos buscam os dons espirituais para sua auto-glorificação, com a motivação de chamarem a atenção sobre si. Nós não podemos buscar os dons como um meio de nos projetarmos, mas sim, com a motivação correta que é o amor para servir os nossos semelhantes.

4. Conclusão:

Como se pode perceber, nosso objetivo era mostrar que os dons espirituais foram dados à igreja para (1) seu crescimento espiritual e (2) para evangelização. Os dons divididos em três grupos facilitaram essa compreensão. É de lamentar que o espaço não permita uma análise de todos os dons. Mas os que foram mencionados pelo autor da lição, foram comentados. Use o mesmo raciocínio para compreender os demais dons dentro da moldura dos três segmentos.

PERGUNTAS PARA APLICAÇÃO E DISCUSSÃO

1. Peça que alguém diga com suas palavras qual é a diferença entre talento natural e dom espiritual (a compreensão disso é fundamental).

  1. Por que todos os membros da igreja não têm os mesmos dons?
  2. Que há dons mais importantes que outros, isso é certo. A pergunta é: Há algum dom que não seja necessário?
  3. Se há em sua igreja pessoas no lugar errado, ou exercendo função equivocada, como fazer para que cada uma possa desenvolver suas
    tarefas de acordo com os dons espirituais que possui?

Na próxima semana continuaremos. Não perca. Estudaremos sobre o batismo com o Espírito Santo.

Pr. Josias Moura de Menezes

compartilhe esta mensagem:

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
Print
Email
CURSOS EAD
Faça um curso Ead 
Gratuito
com certificação

Cursos a distância gratuitos

Cursos Ead parceria 
Setebras

Curso Ead: Introdução ao Marketing digital

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Introdução ao Marketing digital

Mais informações aqui

Curso Ead: Gestão de Projetos

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Gestão de Projetos

Mais informações aqui

Curso Ead: Inovação e Criatividade

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Inovação e criatividade

Mais informações aqui
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
POSTAGENS ANTERIORES

Faça um curso teológico Gratuito

QUER FAZER UM CURSO DE TEOLOGIA GRATUITAMENTE?

Faça um curso de teologia com acesso gratuito a todo o conteúdo em nosso ambiente de educação a distância. 

 

CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES


 

Veja também o nosso vídeo divulgativo:

Assine este site.

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 7.181 outros assinantes