Estudo para o culto de doutrina da Igreja do Betel Brasileiro Geisel. Tema: A doutrina da providência de Deus

1)   Introdução

Estudamos que Deus é o Criador todo-poderoso. Deste estudo também parece sensato concluir que Ele também preserva e governa tudo no universo. Deus não só cria como estabelece uma relação providencial com sua criação, sustentando-a com seu poder.

Podemos definir assim a providência divina: Deus está continuamente envolvido com todas as coisas criadas de forma tal que (1) as preserva conservando as propriedades com que ele os criou; (2) coopera com as coisas criadas, a fim de fazê-las agir como agem; e (3) as orienta no cumprimento dos seus propósitos.

Dentro do estudo da doutrina da providência veremos três elementos conceitos importantes: (1) Preservação, (2) Cooperação e (3) Governo.

2)   A preservação

Deus preserva todas as coisas. Um exemplo disso é que Ele continuamente nos dá a respiração. Eliu em sua sabedoria diz: “14  Se Deus quisesse, poderia fazer voltar para si o fôlego, a respiração da gente;  15  então todas as pessoas morreriam juntas, no mesmo instante, e voltariam de novo para o pó. ” (Jó 34:14-15 NTLH)

Toda a criação é preservada ou sustentada pela sua palavra. Hebreus 1.3 nos diz que Cristo está “sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder”.

A palavra grega traduzida como “sustentando” é “carregar, suportar”. É usada comumente no Novo Testamento com o sentido de carregar algo de um lugar para outro, como nos seguinte exemplos: Lucas 5.18 (levar um paralítico num leito até Jesus), João 2.8 (levar vinho ao encarregado do banquete) e 2Timóteo 4.13 (levar uma capa e livros para Paulo). Não significa simplesmente “sustentar”, mas encerra a idéia de controle ativo e deliberado da coisa que se carrega de um lugar a outro.

Hebreus 1.3 diz: “…sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder….”. A palavra “…sustentando…” indica que Jesus está “continuamente carregando consigo todas as coisas” no universo pela palavra do seu poder. Cristo está ativamente envolvido na obra da providência.

Deus preserva, sustenta e literalmente “esta carregando” tudo o que foi criado. Assim Deus fez e sustenta todo o universo, e a nossa própria vida. E o poder preservador de Deus que garante que o sol aparecerá amanhã, ou que a terra não será destruída nesse momento, ou que o universo não deixará de existir agora.

3)   A cooperação

Deus coopera com todas as coisas no sentido de que Ele faz a sua criação agir para realizar determinadas atividades. 

Veja o que o diz  Jó. 37:6-13: “6 Porque Ele diz à neve: Cai sobre a terra; e à chuva e ao aguaceiro: Sede fortes.  ……  10  Pelo sopro de Deus se dá a geada, e as largas águas se congelam.  11  Também de umidade carrega as densas nuvens, nuvens que espargem os relâmpagos.  12  Então, elas, segundo o rumo que ele dá, se espalham para uma e outra direção, para fazerem tudo o que lhes ordena sobre a redondeza da terra.  13  E tudo isso faz ele vir para disciplina, se convém à terra, ou para exercer a sua misericórdia.” (Jó 37:6-13 RA)

O texto acima nos mostra que Deus coopera com as coisas criadas, dirigindo suas propriedades características a fim de faze-las agir como agem.

Há muitas coisas na criação que concebemos como ocorrências meramente “naturais”. Contudo, as Escrituras afirmam que Deus as faz acontecer. Lemos que “fogo e saraiva, neve e vapor e ventos procelosos […] lhe executam a palavra” (Sl 148.8). Ainda, o salmista declara que “Tudo quanto aprouve ao SENHOR, ele o fez, nos céus e na terra, no mar e em todos os abismos” (Sl 135.6), e depois, na frase seguinte, exemplifica como Deus impõe a sua vontade ao clima: “Faz subir as nuvens dos confins da terra, faz os relâmpagos para a chuva, faz sair o vento dos seus reservatórios” (Sl 135.7; cf. 104.4).

As Escrituras revelam que até os animais selvagens do campo são influenciados por Deus, pois “todos esperam de ti que lhes dês de comer a seu tempo. Se lhes dás, eles o recolhem; se abres a mão, eles se fartam de bens. Se ocultas o rosto, eles se perturbam” (Sl 104.27-29; cf. Jó 38.39-41). Jesus também afirmou isso ao dizer: “Observai as aves do céu […] vosso Pai celeste as sustenta” (Mt 6.26). E ele disse que nenhum pardal “cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai” (Mt 10.29).

As Escrituras também nos mostram que há controle providencial divino das questões humanas. Lemos que Deus “multiplica as nações e as faz perecer; dispersa-as e de novo as congrega” (Jó 12.23). “Pois do Senhor é o reino, é ele quem governa as nações” (Sl 22.28). Ele já determinou o tempo de existência e o lugar de cada nação na terra, pois Paulo diz: “[Deus] de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação” (At 17.2
6; cf. 14.16).

A providência de Deus pode ser vista até nos eventos de nossas próprias vidas. Por exemplo, nossa dependência de Deus para o alimento de cada dia é afirmada cada vez que oramos “O pão nosso de cada dia dá-nos hoje” (Mt 6.11). Do mesmo modo, Paulo, mirando as coisas com os olhos da fé, afirma que “o meu Deus […] há de suprir […] cada uma de vossas necessidades” (Fp 4.19), mesmo que se usem meios “comuns” (como, por exemplo, outras pessoas) para fazê-lo.

4)   O governo

Esse terceiro aspecto da providência divina sugere que Deus tem um propósito em tudo o que faz no mundo, e providencialmente governa ou dirige todas as coisas a fim de que cumpram os seus próprios propósitos divinos. Lemos em Salmos: “O seu reino domina sobre tudo” (Sl 103.19). Além disso, “segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes?” (Dn 4.35).

Paulo afirma que "dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas" 11.36) e que "[Deus] todas as coisas sujeitou debaixo dos pés" (ICo 15.27). Deus é aquele "que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade" (Ef 1.11), para que no "ao nome de Jesus" todo joelho se dobre "nos céus, na terra e debaixo da terra, e língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai" (Fp 2.10-11). Paulo sabe que Deus é soberano sobre tudo e incute os seus desígnios em tudo o acontece, pode declarar que "Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito" (Rm 8.28 NVI).

Assim, podemos confiar plenamente em Deus, porque Ele em sua providência, nos sustenta e nos mantem vivos para que realizemos a sua vontade, e  exerce governo absoluto sobre toda a criação.

Na próxima semana, trataremos dos decretos de Deus.  Não falte.

Pr Josias Moura de Menezes

compartilhe esta mensagem:

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
Print
Email
CURSOS EAD
Faça um curso Ead 
Gratuito
com certificação

Cursos a distância gratuitos

Cursos Ead parceria 
Setebras

Curso Ead: Introdução ao Marketing digital

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Introdução ao Marketing digital

Mais informações aqui

Curso Ead: Gestão de Projetos

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Gestão de Projetos

Mais informações aqui

Curso Ead: Inovação e Criatividade

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Inovação e criatividade

Mais informações aqui
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
POSTAGENS ANTERIORES

Faça um curso teológico Gratuito

QUER FAZER UM CURSO DE TEOLOGIA GRATUITAMENTE?

Faça um curso de teologia com acesso gratuito a todo o conteúdo em nosso ambiente de educação a distância. 

 

CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES


 

Veja também o nosso vídeo divulgativo:

Assine este site.

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 7.183 outros assinantes