Estudo Bíblico para o culto de doutrina da Igreja Betel Geisel. Tema: A PARÁBOLA DO JUIZ INÍQUO

O que você faz quando tem um problema muito sério pra ser resolvido e percebe que sozinho não conseguirá encontrar uma solução? Talvez hoje mesmo você tenha um problema assim: uma questão de saúde, de trabalho, de finanças, de relacionamento, de estudo…. um problema difícil demais pra você.

Essa história que Jesus contou fala de uma viúva, simbolizando alguém indefeso, sem muitas condições, e que diante de um grande problema vai pedir ajuda a um juiz injusto e insensível.

Há lições preciosas pras nossas vidas nessa parábola.

LER LUCAS 18:1-8

Se houve um ensino que Jesus fez questão de insistir repetidas vezes com seus discípulos a fim de que eles realmente aprendessem e praticassem foi o ensino sobre a ORAÇÃO. Essa parábola nos ensina sobre o poder que há na oração persistente.

I. Quando precisamos de ajuda

Todos nós vivemos situações difíceis em que precisamos recorrer a ajuda de alguém. Por vezes, os problemas são quase insolúveis e o desespero pode até nos rondar.

Aquela viúva precisava de um julgamento numa causa, por isso ela procura um juiz. Infelizmente, esse juiz não temia a Deus e nem se importava com os homens e, por isso, por muito tempo não atendeu à reivindicação daquela viúva.

DEUS NÃO É NADA PARECIDO COM ESSE JUIZ INJUSTO!

De maneira nenhuma Jesus quis assemelhar Deus com esse juiz. O caráter de Deus é completamente diferente: Deus é perfeitamente justo, Deus é bom, é misericordioso, é fiel, é poderoso… só pra citar algumas qualidades inerentes à pessoa de Deus. Por isso Ele é a melhor pessoa a quem devemos recorrer quando precisamos de ajuda. Mas, infelizmente, a maioria das pessoas quando está diante de uma necessidade recorre a tudo e a todos, mas não recorre Àquele que tudo pode.

A quem você procura quando tem um problema?

Não é pecado ir ao médico, ao advogado, ao amigo, ao familiar. Mas é pecado procurar por tudo isso e não por Deus.

II. A oração é uma arma poderosíssima

A oração move o braço daquele que tudo pode! Quantas coisas poderíamos conquistar se aprendêssemos e praticássemos essa verdade!!!! Por vezes murmuramos, choramos, agimos, corremos atrás de soluções, mas não dedicamos o mesmo empenho em orar. E só perdemos com isso.

Falta fé no coração das pessoas. Fé é uma certeza!!! Se as pessoas tivessem certeza do poder da oração, certamente orariam mais. Por isso Jesus termina a parábola questionando? Quando o Filho do homem vier, encontrará fé na terra?” Ele não estava dizendo que não haveria crentes na terra quando Jesus voltasse, mas que a fé não seria a característica marcante dessas pessoas.

Tenha fé: se você orar insistentemente, Deus atenderá a sua causa e o fará da melhor maneira.

III. A demora não pode lhe desencorajar

Jesus não diz quanto tempo essa viúva insistiu até ser atendida. Mas sabemos que ela insistiu ATÉ QUE…… Esse deve ser o nosso propósito. Quando intercedemos por algo ou por alguém não podemos permitir que a demora na resposta nos desencoraje e nos leve a desistir. Se a viúva tivesse desistido, não  teria recebido o que precisava.

Devemos orar sempre e nunca desanimar! Até quando? ATÉ QUE….

Alguns judeus do tempo de Jesus ensinavam que tínhamos que limitar o nosso tempo de oração para não “cansar Deus”. Isso é um absurdo. Deus não se cansa! Você pode insistir nas suas orações.

IV. Deus é Deus

“ Não” também é uma resposta de oração. Deus é Deus! Ele é Soberano! Ele tem vontade! A nossa oração pode movê-lo em nosso favor, mas Ele é Pai! Sabe o que é melhor pra nós e sabe dizer “Não” quando isso é o melhor.

Precisamos aprender a aceitar as respostas de Deus, mesmo quando elas não  condizem com a nossa vontade, crendo que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável.

Outra verdade: o tempo de Deus não é o nosso tempo. O que nos parece demorado, pode ter um propósito maior que não entendemos no momento.

Se até um juiz injusto pode às vezes fazer justiça, muito mais devemos esperar que o nosso Deus justo fará também justiça aos seus escolhidos que:

  • estão grandemente necessitados;
  • percebem que a sua única esperança está em Deus;
  • oram com persistência incansável.

Qual é o problema que lhe aflige hoje? Em quem ou em quê você tem colocado a sua esperança? Você crê que Deus pode lhe atender? Você tem clamado a Ele? Você desistiu de clamar por alguém ou por algum problema porque a resposta estava demorando?

Hoje Deus lhe convoca a orar sempre e nunca esmorecer!

Um estudo sobre oração é sempre propício pra TODOS os discípulos.  Precisamos criar uma cultura de oração no nosso povo e sermos verdadeiramente uma igreja que ora, um povo que ora. Aproveite ao máximo essa oportunidade de ensinar isso aos discípulos.

E, mais que isso, seja um crente de oração. Tudo o que você quer que os outros façam, faça antes e faça mais.

Pr Josias Moura de Menezes

compartilhe esta mensagem:

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
Print
Email
CURSOS EAD
Faça um curso Ead 
Gratuito
com certificação

Cursos a distância gratuitos

Cursos Ead parceria 
Setebras

Curso Ead: Introdução ao Marketing digital

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Introdução ao Marketing digital

Mais informações aqui

Curso Ead: Gestão de Projetos

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Gestão de Projetos

Mais informações aqui

Curso Ead: Inovação e Criatividade

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Inovação e criatividade

Mais informações aqui
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
POSTAGENS ANTERIORES

Faça um curso teológico Gratuito

QUER FAZER UM CURSO DE TEOLOGIA GRATUITAMENTE?

Faça um curso de teologia com acesso gratuito a todo o conteúdo em nosso ambiente de educação a distância. 

 

CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES


 

Veja também o nosso vídeo divulgativo:

Assine este site.

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 7.182 outros assinantes