SERMÃO PARA CASAMENTO. TEMA: ALGUNS CONSELHOS PARA QUEM VAI CASAR

(Pregado pelo Pr Josias Moura de Menezes na Igreja Betel)

“4 Então, respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher  5 e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne?  6  De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.”  (Mateus 19:4-6 RA)

1.  Introdução

Eu acredito que  “Sucesso no casamento é mais do que encontrar a pessoa certa; é ser a pessoa certa.”

Mas, ser essa pessoa certa é desafiador. É algo que exigirá alguma renuncia e sacrifício.

Começar uma vida a dois geralmente não é difícil. Alguns casamentos começam assim: “…Benzinho p’ra cá, benzinho p’ra lá… DEPOIS DE ALGUM TEMPO – Meus bens p’ra cá, seus bens p’ra lá…  “

Como eu disse, iniciar uma vida a dois não é difícil. Desafiador é manter essa vida a dois no decorrer dos anos, mantendo-se o afeto, o respeito, a admiração e o amor.

2.  No casamento é preciso deixar algumas bagagens para trás.

Quando vamos fazer alguma viagem não podemos levar toda a bagagem. É preciso deixar uma parte desta bagagem para trás. Só devemos levar roupas em nossa mala que são apropriadas para o lugar que vamos.

Num casamento existem duas pessoas diferentes. Suas opiniões, suas formações e experiências, foram completamente diferentes. Ao casarmos, nem tudo que aprendemos em casa será útil no relacionamento que agora existe entre marido e esposa.

Existem algumas experiências de vida que colocamos na bagagem de nossa vida, que teremos que deixar para trás. Algumas experiências serão válidas, outras terão que deixadas.

3.  Sigamos o conselho que nos da a palavra de Deus:  “…deixará o homem a seu pai e sua mãe…”.

Ao se casar, alguns vínculos terão que ser quebrados. O vínculo da dependência emocional de um filho terá que ser rompido. O homem agora não é mais “…o filhinho da mamãe ou do papai…”. Agora ele está deixando de depender em alguns aspectos de seu pai e mãe, para construir uma nova família.

Quando a Bíblia diz que o homem deve deixar a seu pai e sua mãe, não devemos entender esse conselho como uma atitude de um filho que deve abandonar os seus pais, mas sim, como um processo em que o homem passa a assumir a direção de uma nova família. Ele não mais será dirigido por seu pai, mas passará a ser o cabeça de sua própria família. Porém o cabeça, não é um personagem autoritário. Ao contrario, é alguém que age com a mente de Cristo.

Ao comentar sobre o casamento um escritor disse: “Deus não tirou um osso da cabeça de Adão, para que ela dominasse sobre ele, nem de seu pé para ele dominasse sobre ela; mas tirou de debaixo do seu braço, para que ele a protegesse, de perto do seu coração, para que ele a amasse”.

v Lembre-se: é como cabeça que Deus posiciona o homem.

4.  Outra diretriz importante para o casamento é: “… se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne?”

Jesus está dizendo aqui que o homem deixará a sua mulher, e se unirá a ela, tornando-se uma só carne.

Mas, o que significa tornar-se uma só carne? Tornar-se uma só carne não significa ser igual ao outro. Afinal, sempre existem diferenças emocionais e físicas entre um marido e uma esposa.

Ser uma só carne significa haver entre um homem e uma mulher um compromisso mútuo, uma cumplicidade, assim o casal deve ser unido, mas suas ações tem que ser justas e coerentes. Tem que haver equilíbrio.

É importante lembrar o que diz Salomão sobre esta unidade:

“… 9 Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.  10 Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante. 11 Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará?”

5.  É importante não esquecer do que diz a Bíblia: “…12 Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade…”

A Bíblia neste texto de Salomão faz também referencia ao cordão de 3 dobras que não se quebra, não se arrebenta facilmente. O cordão de três dobras é feito de um material resistente. Não é feito de linha ou barbante. É um cordão feito com fios resistentes até mesmo a prova do tempo.

De fato, a terceira dobra, para quem não sabe é a presença de Jesus Cristo solidificando uma relação a três. Neste cordão, o Poder de Jesus está presente. Nos fios deste cordão o Sangue de Jesus é passado todos os dias e, por conseguinte nada poderá destruir este relacionamento.

6.  Quero terminar citando a letra da música “cordão de três dobras” da cantora Aline Barros:

Quem anda sozinho pode ir mais rápido

Mas nem sempre vai mais longe

Pois temos aprendido que é melhor

Serem dois do que um

É bem melhor serem dois do que um

Porque o cordão de três dobras não se pode romper

Quando dois trabalham há mais ganho em seu labor

E quando há tristeza, há consolo para a dor

E quando a um cair, juntos se levantarão

Estando unidos na batalha vencerão

Finalmente quero lembrar o que diz o Pr. José Lopes da Cunha, no Jornal Batista: “Todo casamento precisa ser uma casa solidamente edificada sobre a rocha, capaz de permanecer em pé ainda que haja “chuva no telhado, rio nos alicerces, vento nas paredes”. (Pr José Lopes da Cunha, em O Jornal Batista, Pg. 4b – 10 a 16/12/2001).

Pr Josias Moura de Menezes

Igreja Betel.

compartilhe esta mensagem:

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
Print
Email
CURSOS EAD
Faça um curso Ead 
Gratuito
com certificação

Cursos a distância gratuitos

Cursos Ead parceria 
Setebras

Curso Ead: Introdução ao Marketing digital

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Introdução ao Marketing digital

Mais informações aqui

Curso Ead: Gestão de Projetos

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Gestão de Projetos

Mais informações aqui

Curso Ead: Inovação e Criatividade

Curso Ead gratuito parceria com o Setebras.

Curso Ead: Inovação e criatividade

Mais informações aqui
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
POSTAGENS ANTERIORES

Faça um curso teológico Gratuito

QUER FAZER UM CURSO DE TEOLOGIA GRATUITAMENTE?

Faça um curso de teologia com acesso gratuito a todo o conteúdo em nosso ambiente de educação a distância. 

 

CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES


 

Veja também o nosso vídeo divulgativo:

Assine este site.

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 7.183 outros assinantes