APRENDA A ELABORAR UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Muitos líderes de  Igrejas e juventude tem motivação para liderar e boas idéias. Mas quando chega o momento de se colocar em prática tudo o que se idealiza, aparecem os obstáculos: O que fazer? Por onde começar? Onde chegaremos?

É preciso ter bem claro as metas, propósitos, objetivos e as estratégias Portanto, é imprescindível que se coloque tudo no papel e seja elaborado um planejamento. Além de dar uma visibilidade ao projeto, facilita uma boa avaliação, para se perceber os pontos positivos e as falhas que precisam ser evitadas.

É um instrumento que auxilia no momento de exigir as responsabilidades dos liderados. Ë só consultar o planejamento e verificar se os coordenadores de áreas estão cumprindo suas tarefas de acordo com o que foi planejado.

O planejamento dá mais credibilidade ao seu ministério. Quando precisar de recursos, um espaço na agenda da igreja, um reconhecimento do seu trabalho, é só mostrar o planejamento e os demais poderão de uma maneira concreta, identificar a seriedade do seu desempenho.

Confira os passos de como elaborar um planejamento, coloque suas idéias no papel e mãos à obra! Faça a sua parte e Deus o capacitará para colocá-lo em prática.

1.  Diagnóstico

1.1    Pesquisa para avaliar o que já existe.

Você tem que saber em que pé estão as coisas, para poder continuar seu trabalho. Assim, deve conversar com líderes anteriores, pedir relatório de pelo menos um ano atrás. Converse com subordinados antigos, anote opiniões e sugestões, Verifique as tendências, escrevendo até detalhes que lhe pareçam sem importância (eles podem ser chave para o entendimento de algo, mais adiante).

1.2    Descobrir necessidades.

Algumas vezes, ficam evidentes certas necessidades do grupo, como: MOTIVAÇÃO, CRESCIMENTO ESPIRITUAL, DESAFIOS MAIS ALTOS, APERFEIÇOAMENTO DO QUE JÁ FAZEM BEM, etc.

1.3    Examinar seus recursos:

· Humanos: quantidade, sexo, escolaridade, freqüência, disponibilidade, competência, envolvimento em projetos, etc.

· Físicos e de equipamentos: logística, instrumentos musicais e de escritório.

· Financeiros: como é a entrada financeira, qual a possibilidade de novos projetos para arrecadação, etc.

1.4    Definir possíveis áreas de atuação.

Examinando todos os dados acima, identificar áreas que se destacam naturalmente e outras que têm possibilidade de serem desenvolvidas, como por exemplo: DESEJO DE EVANGELIZAR, GOSTO PELA PRÁTICA DE ESPORTE, DESENVOLVIMENTO DA ÁREA MUSICAL, etc.

2.  Estabelecer Objetivos

2.1    Características dos Objetivos : (SMART)

S – SINGULAR (específico). Deve definir exatamente aquilo pelo que a pessoa é responsável.

M – MENSURÁVEL. Como o desempenho vai ser medido e o que é um bom trabalho.

A – ATINGÍVEL. O objetivo deve ser razoável, possível de ser atingido.

R – RELEVANTE. Deve ser importante para o desempenho global.

T – TRAÇÁVEL. Para que se possa demonstrar reconhecimento pelos progressos obtidos, o desempenho deve ser, de alguma forma, anotado, para que seja traçado ou acompanhado.

(fonte: Liderança Total, JUERP, pág. 44).

2.2    Definir Objetivos

Tendo em mãos um diagnóstico com o máximo de exatidão possível, contendo tendências, necessidades e possíveis áreas de atuação, podemos definir os OBJETIVOS, que são o que se pretende atingir com determinada atividade. Exemplos:

· ÁREA DE EVANGELIZAÇÃO: Que cada jovem seja capaz de evangelizar 10(dez) pessoas até o final do ano.

· ÁREA DE ESPORTES: Formação pelos jovens de um timo de volei, que participe de 2 torneios até o final do ano.

· ÁREA DE MÚSICA; Que os jovens músicos participem de um curso sobre Formação de Grupos Musicais, formem o conjunto da Mocidade e realizem 3 programas até o final do ano.

2.3    Escolher Objetivos Prioritários

Utilizando os exemplos acima, poderíamos definir:

· Prioridade 1: ÁREA DE EVANGELIZAÇÃO

· Prioridade 2: ÁREA DE MÚSICA

· Prioridade 3: ÁREA DE ESPORTES

3.  Traçar as Estratégias

ESTRATÉGIA é a atividade utilizada para atingir o OBJETIVO.

3.1    Selecionar atividades para alcançar objetivos.

Utilizando os exemplos acima, teríamos o seguinte:

· Prioridade 1: EVANGELIZAÇÃO – Estratégias:

Realização de um Curso Preparatório sobre Evangelização Pessoal, durante o mês de Janeiro.

Trabalho de Evangelização de casa em casa, feito nas redondezas da Igreja, todo domingo à tarde.

· Prioridade 2: MÚSICA – Estratégias:

Realização de um Curso sobre Formação de Grupos Musicais para os jovens músicos, a ser feito durante o mês de Janeiro.

Escolha da liderança do futuro Conjunto da Mocidade.

Seleção dos membros durante o mês de Março.

Ensaios e estudos bíblicos todos os sábados à tarde.

Apresentações marcadas para Junho, Setembro e Novembro.

· Prioridade 3: ESPORTES – Estratégias:

Processo de seleção dos interessados durante o mês de Março.

Treinamento de titulares e reservas, todos os sábados pela manhã.

Participação em um torneio com times do bairro em Julho e outro torneio, feito pela denominação em Outubro.

3.2    Distribuição de Responsabilidades:

Colocar a melhor pessoa para a liderança de cada atividade.

3.3    Confecção de Calendários, com Prazos de Execução

Contendo todas as prioridades, datas e horários para a execução final de cada atividade.

4.  Avaliação

Através da AVALIAÇÃO, verificamos se as atividades selecionadas produziram (ou estão produzindo) a CONCRETIZAÇÃO DOS OBJETIVOS.

4.1    Perguntas a responder:

O objetivo proposto foi (ou está sendo) atingido?

As estratégias utilizadas foram eficientes ou é preciso mudá-las e melhorá-las?

Ficamos satisfeitos e realizados com os resultados?

4.2    Se existir a necessidade de mudanças, anotar e avaliar as novas sugestões que são feitas.

4.3    Todo responsável de áreas, deverá apresentar, por escrito, seus relatórios, contendo sua avaliação pessoal.

A AVALIAÇÃO poderá acontecer no transcorrer da execução das ESTRATÉGIAS e/ou no final delas.

Pr. Josias Moura de Menezes

Curso ministrado na Igreja Batista Nacional

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